O Campeonato Amador da Primeira Divisão, que começa no domingo, terá oito agremiações, em função da desistência das Estrelas das Piteiras, clube com acesso conquistado em função da terceira colocação na Série B de 2013. A desistência do clube já havia sido apontada anteriormente, na época em que o campeão da Segunda Divisão, Mobilanza, anunciou a decisão de não jogar a elite.
No entanto, depois, a Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm) contou ter recebido a confirmação da participação das Estrelas, com o Amador ficando com nove clubes. A situação mudou novamente, as Estrelas desistiram e a competição terá um time a menos em relação a 2013.
A Lifamm anunciou na sexta-feira a ordem dos confrontos da primeira fase, que será disputada em turno e returno, classificando-se os quatro primeiros para a semifinal. A ordem será a mesma nos dois turnos, mas com a inversão do mando de campo.
A abertura do Amador será no domingo, às 9h45, com o confronto entre Tucurense e Santa Luzia, dois clubes da Zona Norte, no Estádio Distrital Ângelo Rottoli, o Tucurão. A primeira rodada será completada no dia 27, pois no dia 20 não haverá jogos devido à Páscoa.
Homenagem
A competição levará o nome de Gerson Fressato, o Alemão, em homenagem ao ex-técnico falecido em fevereiro. Ex-jogador, Alemão colecionou diversos títulos. Polêmico, Alemão era notabilizado pelo conhecimento tático e poder motivacional.