Nós adultos lembramos daqueles dias inteiros só de brincadeiras divertidas. Pega-pega, esconde-esconde, boneca, carrinhos de rolimã, bola de gude, amarelinha, cantigas de roda e tantas outras. Não queríamos de jeito nenhum que aquele dia terminasse. Saudosa época, não é verdade?
Diante do conhecimento da importância das brincadeiras na vida de uma criança, é que a Aliança pela Infância idealizou a Semana Mundial do Brincar, comemorada anualmente e que, neste ano, acontece entre 23 e 30 de maio. A Aliança pela Infância é um movimento mundial, conhecido como Alliance for Childhood, que investiga sobre os cuidados e a educação de crianças por todo o mundo. Este movimento surgiu na Inglaterra, em 1997, diante da preocupação de um grupo de pessoas com as circunstâncias da infância na atualidade, levando em consideração a falta de tempo e de espaço, o consumismo e as cobranças que cercam as crianças nos dias de hoje.
Brincar é tão essencial para o desenvolvimento saudável de uma criança, que foi criada uma semana mundial para a conscientização de todos. A Semana Mundial do Brincar é uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil, com o objetivo de lembrar os adultos sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças.
Deste modo, educadores, profissionais de educação física, pais, comunicadores, médicos, instituições privadas e governamentais promovem uma semana com uma série de atividades abertas à comunidade, como brincadeiras e ciclos de debates que neste ano de 2020, devido à pandemia, serão realizadas através da internet. O brincar é uma atividade essencial, um instrumento de expressão e desenvolvimento de uma criança.
É o resgate cultural das brincadeiras de rua e vivencias lúdicas, além de fonte de aprendizado, transmissão de saberes e de educação para todos e expressão cultural que promove encontros entre membros de gerações diferentes. É um criador de vínculos sociais e de comunicação. É lazer e diversão. Vamos estimular nossas crianças a brincar. E brincar com eles também. Com certeza a diversão será muito maior e o benefícios conquistados por esta atividade física também.