Após 18 rodadas de uma competição marcada pelo equilíbrio, a Copa Gerson Luiz Frezzato “Alemão”, o Campeonato Amador da Primeira Divisão, chega, enfim, à fase eliminatória. Os jogos de ida das semifinais serão neste domingo.
Às 9h45, no Tucurão, o Unidos do Inocoop enfrenta a Vila Dias. Às 15h15, na Santa Cruz, o Santana joga contra a Santa Luzia. Os jogos de volta serão no domingo seguinte, quando a Vila Dias pega o Inocoop no Tucurão, às 9h45, e Santa Luzia e Santana se enfrentam às 15h15, na Santa Cruz.
Pela melhor campanha, Santa Luzia e Vila Dias têm a vantagem de dois resultados iguais, ou seja, duplo empate ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
Dos quatro aspirantes à decisão, a Vila Dias é a única que esteve em finais da elite nos últimos cinco anos. Campeã em 2012 e vice em 2013, o time da zona Leste, cinco vezes campeão do Amador e com 11 finais, tenta chegar à sua terceira final consecutiva. Time mais jovem entre os semifinalistas, o Inocoop nunca disputou a final da Primeira. A Santa Luzia venceu a única final que disputou, em 1986. Campeão apenas em 2004, o Santana, três vezes finalista, não vai à decisão desde 2005, quando foi vice.
Dona da melhor campanha, a líder da primeira fase Santa Luzia se classificou com 28 pontos, enquanto o Santana foi o quarto colocado, com 19, nove a menos que o adversário. Apesar de ter se classificado na frente, a Santa Luzia marcou menos gols: 13 contra 16 do Santana. Já a defesa da Santa Luzia foi menos vazada: tomou 15 gols contra 17 sofridos pelo Santana.
Na primeira fase, cada time venceu o confronto de um turno, ambos por 1 a 0. No primeiro, deu Santa Luzia, no segundo, Santana. Os dois jogos foram no Tucurão.
O Santana tem um dos vice-artilheiros da competição, Vida Loka, com sete gols, cinco a menos que o artilheiro Carlos Alexandre, da Santa Cruz. O artilheiro da Santa Luzia é Goiano, com cinco gols.
A Vila Dias se classificou na vice-liderança, com 26 pontos.
O Inocoop foi o terceiro, com 23. A partida reúne os dois ataques mais positivos da competição, com 20 gols cada. A Vila ainda tem a defesa menos vazada, com 10. O Inocoop sofreu 14 gols.
O confronto apresentou vencedores diferentes em cada turno, com as duas partidas na Santa Cruz. No primeiro, a Vila ganhou por 2 a 1. No segundo, o Inocoop ganhou por 2 a 0. O goleador da Vila é Bruno Augusto, vice-artilheiro do Amador, com sete gols. Os artilheiros do Inocoop são Jailson e Fernando, com cinco gols cada.