Um novo ano, com páginas limpinhas para você escrever uma nova história. Obviamente que, para quem não tem intenção de mudar os rumos da existência, não adianta nada. Mas, para quem deseja um novo período, está aqui a hora de colocar em prática novos hábitos e postura. Isso poderia ser feito a qualquer momento do ano, eu concordo com vocês, mas é que parece que quando dá meia-noite e um novo período chega, algo mágico acontece dentro de nós. Pelo menos, eu sinto essa sensação. Senti o desejo de sair fazendo coisas novas. Mas acredito que não tenha sido só eu, não! Na quarta-feira pela manhã, quando saí para vir ao jornal, percebi que muitas pessoas estavam em movimento. Acho que elas também acordaram inspiradas.
A primeira coisa que notei foi a movimentação do vizinho. Por volta de 6h30 do dia 1º acordei com um barulho que parecia ser de uma pá ou enxada colidindo contra o chão. Quase abri a janela para pedir para parar. Poxa, era tão cedo! Mas pensei: dia 1°, minha filha, as pessoas já estão tirando seus projetos antigos do papel. Você é que deveria levantar para fazer o mesmo, hehehe.
Enfim, o dia se foi, e na quarta-feira, mais movimento na vizinhança. Tinha gente capinando terreno, umas três ou quatro pessoas seguindo para a academia, alguns já procurando emprego e colocando avisos de busca na internet. Sei lá, acho que as pessoas estavam empolgadinhas.
Com toda certeza, acredito que muitos devam ter começado dieta, academia, pesquisado novos cursos e também estejam empolgados para procurar outros trabalhos para 2019. É como se a virada do ano trouxesse esperança para as pessoas. Elas querem algo diferente e é essa virada que dá o “tcham” de novos sonhos.
Mas, assim, gente, busquem não desanimar ao longo das semanas. Vamos fazer força para manter nossos objetivos, que pode até ser continuar como 2018. Mas que não sejamos pior que antes, não vão dar esse relaxo, hein! Estejam sempre antenados na necessidade de progredir e, não, de voltar à estaca zero. Sempre é hora de mudar, de buscar a felicidade e tudo mais, que parece ser clichê e até é (…). Mas é isso mesmo, e se essa virada de ano ainda não lhe trouxe novos planos, não desanime, pois sempre é hora de ser feliz e a felicidade está no dia a dia. Naquele café da manhã gostoso, em chegar em casa e ver aquele filminho legal, naquela mensagem especial, etc. Alguns têm a necessidade de novos planos, outros não, e está tudo bem, também!
Nessa edição, uma ilustração feita por mim para inspirar vocês. Ela não foi feita recentemente, mas acho que cabe direitinho para esse nosso momento! Não tem dia, não tem idade, tem o desejo de ser feliz e fazer coisas legais.
Ludmila Fontoura
jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Puc-Campinas, além de Historiadora e pós-graduada em História Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu, as Fimi.
[email protected]