O mercado de beleza brasileiro é o quarto maior do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, da China e do Japão, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O cenário se reflete na empregabilidade do setor, que registrou crescimento pelo segundo ano consecutivo, totalizando 5,4 milhões de oportunidades de trabalho geradas no período em 2018.
A cidade de Mogi Guaçu também se destaca nesse segmento, que registra mais de 1,2 mil estabelecimentos, incluindo serviços de barbearias, que no ano passado tiveram um aumento significativo na cidade. Para Alex Custódio, docente da área de beleza do Senac, os salões com perfil unissex se mantiveram, mas é possível notar uma mudança no perfil dos clientes, que passaram a exigir serviços personalizados e especializados, em função da grande disseminação de informações pela internet. “O público está mais exigente e antenado com as novidades dos grandes centros e, por isso, é essencial que os profissionais se atualizem”, comenta o docente.
Com o objetivo de qualificar os profissionais e de possibilitar que tenham mais chances no mundo do trabalho, o Senac Mogi Guaçu está com 228 vagas disponíveis em 11 cursos de curta duração na área de beleza.
Quem fez uma série de cursos de aprimoramento e hoje colhe os frutos desse investimento é Luciane Alessandra Clemente, que lidera, ao lado da irmã, o Centro de Beleza La Femme, em Mogi Guaçu. “Desde que nasci, minha mãe já atuava como cabeleireira. Quando ela decidiu se aposentar, percebi que precisava me aperfeiçoar e dei início a uma série de cursos. Comecei com Coloração e Descoloração Parcial, depois fiz Penteados e agora curso Cabeleireiro”, afirma. Canhota, Luciane conta que o Senac adaptou as atividades à sua característica. “Um cuidado que achei muito carinhoso”, diz.
Já Jaqueline de Gouveia Silva, 21 anos, entrou no ramo da beleza atuando como maquiadora e, hoje, pensa em abrir seu próprio salão. “Para agregar valor ao serviço que oferecia, busquei o curso Penteados e encontrei no Senac professores qualificados e uma metodologia de ensino que une aulas práticas e teóricas”, conta. A experiência foi positiva e Jaqueline decidiu fazer o curso de Design de Sobrancelhas e, agora, cursa Cabeleireiro.
Para obter mais informações e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/mogiguaçu.