O Senado aprovou esta semana um projeto que traz a regulamentação do mercado nacional de criptomoedas. A proposta traz diretrizes para a “prestação de serviços de ativos virtuais” e regulamenta o funcionamento das empresas prestadoras desses serviços. O texto retorna para a Câmara dos Deputados. As criptomoedas são um tipo de dinheiro totalmente digital, negociado pela internet. O crescimento acelerado desse mercado em todo o mundo tem gerado preocupação com seu uso para lavagem de dinheiro diante da insuficiência de regulamentação. Para o novo mercado funcionar, as prestadoras de serviços de ativos virtuais terão que obter prévia autorização “de órgão ou entidade da Administração Pública Federal”.
Impasse e disputas
abrem vácuo em SP
A pouco mais de dois meses para o início das convenções partidárias, o impasse nos principais palanques para o governo paulista abriu um vácuo na disputa pelo Senado. Enquanto os pré-candidatos ao Palácio dos Bandeirantes já mantêm uma intensa agenda de pré-campanha, a definição dos nomes que vão concorrer à única vaga de senador pelo Estado é motivo de desavenças internas. No campo da centro-direita, o rompimento do apresentador José Luiz Datena com o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e sua filiação ao PSC – partido que apoia o ex-ministro bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) – deflagrou uma disputa acirrada nos bastidores da ampla coligação formada pelo tucano.
‘Bolsonaro fez
graça com perdão’
Pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se eleito, pretende revogar sigilos decretados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre temas considerados polêmicos. Em entrevista a youtubers, o petista disse que o presidente “vive de favor (…) fazendo os seus decretos-lei, fazendo indulto fora de hora, transformando qualquer coisinha que os filhos dele façam em um sigilo de 100 anos”. Rindo, Lula disse que daria “um jeito” nesses sigilos. Para o petista, Bolsonaro foi “estúpido” quando tomou a decisão de conceder indulto ao deputado Daniel Silveira (PTB), condenado pelo STF por ataques antidemocráticos ao Supremo. “Porque ele acha que é graça mesmo, sabe?”
Lula defende piada
sobre nordestinos
O ex-presidente Lula reclamou nesta terça-feira, 26, do excesso de preocupação com o “politicamente correto” na sociedade brasileira. O petista defendeu que possam ser feitas piadas sobre nordestinos, por exemplo, e afirmou que o mundo está “chato” e “pesado”. “Aí, sim, a gente vai ter o mundo feliz: um cara contando piada de nordestino e eu rindo, eu contando piada de outras pessoas e elas rindo. Está proibido contar piada, o mundo está chato, o mundo está pesado. Todas as piadas agora viraram politicamente erradas, então não tem mais graça”, afirmou. Críticas ao “politicamente correto” são uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro e de aliados, sobretudo no campo dos costumes.
União pode
deixar 3ª via
A três semanas da data estipulada pelo grupo de partidos da chamada terceira via para definir uma candidatura única, o pré-candidato do União Brasil, Luciano Bivar (DF), indicou que a legenda da qual é ex-presidente pode deixar a aliança caso não encontre um consenso com as demais siglas. O União Brasil deve discutir o assunto em reunião na semana que vem. Quando perguntado sobre as dificuldades de entendimento entre o seu partido e MDB, PSDB e Cidadania, o dirigente reconheceu os percalços e citou a possibilidade de seguir com candidatura independente do União Brasil. Os partidos prometeram anunciar um candidato único no dia 18 de maio, mas os critérios ainda não foram definidos.