Bispo Vilmar Dacampo
As emoções ditam os eventos mundiais. Um líder mundial enraivecido ataca outro país. Empregados irados de uma companhia aérea fazem piquetes grevistas nos aeroportos. Uma mãe cujo filho foi morto por um motorista embriagado lança uma campanha nacional. Milhares estão se reunindo para deter os abortos de milhões de bebês. Os sentimentos realmente importam na vida.
Nos negócios, os sentimentos são contagiosos. Quando um vendedor fica animado com seu produto, o comprador sente e é influenciado por isso. Jesus não teve medo de se expressar. Quando ficava furioso, outros sabiam disso. “Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas… Então, ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo… e espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas”. (João 2.13-15).
Jesus se moveu intimamente de compaixão quando viu multidões perambulando sem objetivo, sem direção. “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor”. (Mateus 9:36). A Bíblia inclusive registra que Jesus chorou publicamente. “Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela”. (Lucas 19:41).
Não estou falando de um temperamento incontrolável, nem estou me referindo a alguém que chora e tem chiliques todas as vezes que ocorre um problema na sua vida. Mas estou pedindo para que você note que Jesus não reprimia as suas emoções. Ele não era um robô. Ele ficava animado quando via uma demonstração de fé. Chorou quando viu a incredulidade. Pedro, seu discípulo, foi afetado por isso. O apóstolo Paulo se inflamou por isso. Eles mudaram o curso da história.
Tenha coragem de expressar as suas opiniões. Sinta integralmente as coisas que importam na vida. Você pode ser uma influência maravilhosa para o bem. Você sempre será atraído para pessoas que são expressivas. Milhares de pessoas gritam nos concertos de rock, jogos de futebol e lutas do campeonato mundial de boxe. Não seja um espectador da vida. Entre na arena. Jesus fez isso. Jesus não teve medo de demonstrar seus sentimentos… esse foi um dos segredos da liderança de Jesus.
Um abraço ao caro leitor.
Bispo Vilmar Dacampo é nascido em Erechin-RS, formado em Teologia, é ex-comerciante e tem 29 anos de pastorado.