quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIALOpiniãoArtigosSer mãe: da gestação à maternidade

Ser mãe: da gestação à maternidade

A gestação é um momento muito especial para a maioria das mulheres e esta fase merece uma atenção especial, tanto pela saúde da mulher, quanto pela do bebê que vai nascer. O ganho de peso é normal durante a gestação e fazê-lo de maneira saudável é totalmente possível.

No primeiro trimestre (até a 13ª semana de gestação), ganhar peso não é importante. Nesta fase as mudanças físicas da mãe são pouco aparentes, pois o embrião ainda é muito pequeno, sendo comum à gestante manter ou até perder peso, pois muitas gestantes sofrem com as náuseas e vômitos.

Já do segundo trimestre em diante (a partir da 13ª semana de gestação), espera-se um ganho de peso linear, podendo ser diferente para cada tipo de mulher, pois isso depende do estado nutricional em que ela se encontra. Ou seja, se está com o peso adequado, se está abaixo do peso ideal, se está com sobrepeso ou obesidade.

Existe um parâmetro de ganho de peso para cada estado nutricional, sendo que para mulheres com baixo peso é normal ocorrer um ganho de peso entre 12,5 a 18 quilos. Já para mulheres com o peso ideal, é importante que o ganho seja entre 11,5 a 16 quilos. Nos casos de mulheres com sobrepeso, o ideal é que o ganho seja entre 7 a 11,5 quilos e, por fim, nos casos de mulheres obesas, o controle deve ser feito de forma bastante responsável, sendo algo em torno de 5 a 9,1 quilos, pois a diabetes gestacional é muito comum entre 3 e 25% das gestações.

A alimentação de uma mulher que está gestando precisa ser a mais adequada possível, com todos os grupos alimentares. Esse momento não é ideal para restrições ou excessos, a não ser, claro, que a mulher tenha algum problema de saúde e isso seja recomendado por um médico ou nutricionista. A base alimentar deve ser formada em: legumes e verduras, leguminosas, frutas, cereais integrais, raízes e tubérculos, leites e derivados, carnes e ovos e em pouca quantidade os óleos, gorduras e açúcares.

E sobre o comer por dois? Vale lembrar que todo excesso é prejudicial à saúde, carboidratos são fontes de energia, no entanto, se ingeridos numa quantidade maior do que a necessária para a necessidade do organismo, o excedente é transformado em gordura corporal, provocando sobrepeso e até obesidade na gestante e, pior, expondo a mulher à Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação, como a pré eclampsia, por exemplo. Sendo assim, o consumo adequado de nutrientes, e o uso de carboidratos integrais sempre será a melhor regra a ser seguida.

Gestar é algo incrível. Saber que você tem a capacidade de gerar e suprir todas as necessidades de um bebê dentro do seu corpo é algo incomparável e, como nos aproximamos do Dia das Mães, quero desejar um feliz dia a todas, pois ser mãe nos faz saber o quanto a vida vale a pena.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments