Esta é uma virtude com tremendos benefícios para cada um de nós, mas ser paciente também é um desafio.
Quanto mais cedo desenvolvemos a paciência, melhores frutos teremos em nossas vidas. O escritor Jeremy Collier disse: “a espera paciente é a maneira mais elevada de se fazer a vontade de Deus”.
A língua portuguesa faz uma interessante junção desta palavra, paz e ciência – que nos ajuda na elaboração da compreensão do que é ser paciente. Neste prisma paciência é: conhecer, entender e esperar em paz, mesmo nas circunstâncias adversas da vida. É compreender que tudo tem o tempo certo, como afirma a bíblia. Eclesiastes 3:1 – Tudo tem seu tempo determinado.
Quando aprendemos a ser paciente a vida se torna mais tranquila e feliz. Paciência nos leva a entender as estações, como Deus as criou.
Por exemplo, o trigo é plantado no outono e colhido na primavera, quando então, começa o plantio da soja. Na vida tudo é assim.
A paciência também é fruto da fé, pois “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Romanos 8:28
Podemos dizer que a paciência também é fruto do amor, quem ama espera.
E, por fim, paciência é resultado da construção da maturidade em nosso caráter, pois o imediatismo é típico das crianças e de um caráter imaturo.
A maturidade que é gerada pela paciência nos levará ao planejamento e, dessa forma, podemos realizar certas coisas mais lentamente, mas produziremos e viveremos melhor.
Amigo leitor, se diante dos desafios da vida você tem perdido a paciência, peça a Deus que o ajude a ser paciente, pois com certeza ele o ouvirá.
Um abraço,
Bispo Vilmar Dacampo, nascido em Erechin-RS, formado em Teologia, é ex-comerciante e tem 29 anos de pastorado