sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasSerra do Faxinal, uma viagem pelo Sul do Brasil

Serra do Faxinal, uma viagem pelo Sul do Brasil

Como vocês sabem, viajamos de carro e reservamos dois dias para a volta de Gramado para Mogi Mirim onde moramos, então planejamos uma volta triunfal. Acompanhe!
A escolha ficou por sair de Gramado e voltar em parte pela BR 101, já que para irmos utilizamos a BR 116. Então, fazer um caminho diferente é sempre uma boa opção. Tomamos a rodovia sentido São Francisco de Paula, cidade logo adiante de Canela. Só por este caminho já percebemos que a aventura seria legal.


A Serra do Faxinal liga os municípios de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, até a Praia Grande, em Santa Catarina, então o caminho a pegar era para Cambará. A entrada para esta serra é por esta cidade, mas havia visto no Google Earth uma estradinha que ganhava alguns quilômetros. Fui em busca desta estrada. Mas claro, esperar por uma placa qualquer indicando o caminho é pedir demais, principalmente quando a estrada que você procura é uma pequena vicinal que te leva a uma fazenda. Mas, tudo bem, nosso espírito aventureiro estava gostando daquilo. A rodovia para Cambará é a RS 020, seguimos por ela até onde imaginei que a pequena estrada estaria, procurei e nada! Rodei mais um pouquinho e vimos na beira da estrada uma lanchonete, parei para perguntar e, em um enorme golpe de sorte, a estrada ao lado da lanchonete é a que procurávamos. Deixei nosso adesivo lá e bora nela.
A estradinha é bem ruim em alguns trechos, mas não imaginávamos que iríamos sentir saudades dela mais adiante. Seguimos em frente, chacoalhando muito, mas com uma ansiedade enorme para a serra. Andamos uns 30 km e cruzamos uma outra estrada de terra, também sem placa. Porém, nos mantivemos firmes em nossa estradinha inicial. Depois de andar mais um tanto, começamos a ter a sensação de que o caminho não era aquele, mais adiante avistamos um vaqueiro e perguntamos se a estrada nos levaria à serra. Óbvio que a resposta direta foi: “não, vocês estão errados! A estrada acaba daqui a 4 km, terão que voltar”. Vixe, voltar para onde? Na estrada que cruzamos lá atrás. Ok. Meia volta e voltando, mas achando que o gado estava rindo de nossa cara! Dane-se!
Eis que mais uns 10 km chega a tão esperada Serra do Faxinal. Um lugar incrível, muito acima do que pensávamos.
Como toda beleza tem seu preço, esta vista também tem o seu: a estrada! De terra, ou melhor, de buracos com um pouco de terra, é aventura pura, mas não deixa também de ter seus encantos.
A estrada é realmente difícil, mas tudo ali compensa o sacrifício. Em alguns trechos já há asfalto, facilita a locomoção mas, vai perder a pegada de aventura… é o progresso.

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments