Erika Rodrigues e Marcos Leandro
Para um feriado prolongado que se aproxima, a dica da vez é a Serra do Rio do Rastro. A serra fica entre as cidades de Lauro Muller e Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina. Distante uns 230 km de Florianópolis, foi considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. Você sai do nível do mar e vai até 1500 metros de altitude.
Nós subimos a serra sentido Lauro Muller – Bom Jardim. O visual é fantástico a cada metro de subida. Boa parte da estrada foi esculpida nas rochas. Uma obra grandiosa de engenharia para a época que foi feita. São cascatas, mirantes, rochas cortadas e muitas, muitas curvas. O ideal é subir ou descer devagar aproveitando cada paisagem que surge em sua frente.
São 284 curvas, algumas você não consegue enxergar o fim dela, e 23 km de pura emoção e prazer, para quem dirige e para quem acompanha. É possível enxergar o mar ao longe, além das formações rochosas bem abundantes naquela região. Não é apenas a beleza que encanta, se você para em uma das áreas de mirante, fica em silêncio, o som da natureza se infiltra em você e toca a alma. Realmente não dá para descrever.
No topo da serra tem o mirante maior. Uma área com amplo estacionamento, boa estrutura de restaurantes e banheiros limpos, além de proporcionar uma visão da serra por cima. Você olhando não acredita que fez todas aquelas curvas. Ganha-se horas de contemplação, e com a companhia de vários quatis, que fazem a festa com os turistas. Se quiser pernoitar bem próximo ao mirante tem um Hotel SPA muito bom.
No entorno do mirante você tem acesso aos cânions, para quem não sabe são formações muito elevadas e de encostas quase a 90 graus. Ali tem vários. Dá medo, mas é lindo. Não dá para deixar de ver. À noite, o espetáculo continua. A serra é toda iluminada por energia eólica gerada pelos fortes ventos no topo, a serra vista de cima e toda iluminada é realmente marcante.
Sim, venta muito lá e muitas vezes vento frio, então levar um agasalho é uma boa ideia, principalmente neste mês! Pode parecer um passeio com uma pegada mais aventureira, talvez seja se você for de moto. Mas de carro é muito tranquilo, cuidados de praxe, carro revisado; a serra não tem acostamento. Com certeza é um passeio família com direito a esticar até São Joaquim, que está bem perto.