A Secretaria de Assistência Social assinou na sexta-feira (11), um Termo de Colaboração com a OSC (Organização da Sociedade Civil) SOS Cristão, de Várzea Paulista.
A entidade atendeu a um Chamamento Público e será responsável por prestar toda a assistência necessária às pessoas em situação de rua.
Desde 2015, quando o atendimento do albergue noturno Juca de Andrade foi encerrado, Mogi Mirim estava sem um atendimento completo à população de rua.
Provisoriamente, o atendimento passou a ser feito pelo Espaço Esperança, um projeto comandado pela equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que atendeu 1.231 moradores de rua.
“O trabalho realizado pelo Espaço Esperança é exemplar, porém há limitações. Precisávamos de um atendimento mais amplo devido à complexidade que envolve a população de rua. Por isso, o início das atividades da SOS Cristão aqui em Mogi Mirim é uma grande conquista”, comentou a secretária de Assistência Social, Cristina Puls.
“Temos uma população de rua que precisa de atendimento. Eles não são invisíveis. Pelo contrário, precisamos dar a eles visibilidade, oportunidades e atendê-los de maneira adequada”, ressaltou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Telma Cristina de Souza São Leão Silva.
Dentro de 30 dias, a população em situação de rua deverá começar a receber atendimento completo pela OSC SOS Cristão.
“Teremos atendimento completo, 24 horas. Desde a abordagem social feita nas ruas até o acolhimento em um espaço preparado para atender a população de rua. Estaremos preparados para oferecer refeições, banho, assistência à saúde, assistência jurídica, auxílio para procurar a família e para a inclusão social, por meio da capacitação e busca por uma vaga no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora técnica da SOS Cristão, Tailane Pereira Souza.
O procurador da SOS Cristão, Amaury Ricardo Píccolo, ressaltou a importância do atendimento à população de rua.
“A questão social exige muito das Administrações Municipais. Por isso, para nós é uma grande satisfação contribuir com uma cidade tão acolhedora e tão preocupada com o social”, disse.
A equipe do SOS Cristão tem 30 dias para implantar o serviço no Município. O atendimento ocorrerá no mesmo prédio onde funcionava o albergue noturno Zeca de Andrade e o abrigo Juca de Andrade, na Avenida Padre Joao Vieira Ramalho, 450, no Mirante. (Da Redação)