A partir das 3h da próxima segunda-feira (13) a Secretaria de Mobilidade Urbana começará a implantar na Rua Padre Roque a faixa de divisão da via, que passará a ter mão dupla.
Já a partir da terça-feira (14), os serviços serão iniciados às 23h e deverão prosseguir no decorrer de toda semana neste mesmo horário.
O cronograma de atividades prevê interdições parciais apenas no período noturno, sem haver o impedimento total da via. Os serviços serão feito de acordo com as condições meteorológicas, sem chuvas.
Ainda de acordo com a pasta, durante os trabalhos de alteração de mão única para mão dupla poderá ocorrer períodos de lentidão no trânsito. Para instruir os motoristas e pedestres na região, agentes de trânsito estarão no local.
A ação coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana visa favorecer o acesso da população no comércio local.
Atraso
O projeto de duplicação elaborado pela Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana tinha previsão de início dos serviços para a segunda quinzena de novembro e a conclusão em até duas semanas após o começo dos trabalhos.
Mas começará com quase um mês de atraso.
Trecho a ser alterado
A alteração acontecerá entre as ruas 13 de Maio e Sergipe. Desta maneira, a Padre Roque passará a ter mão dupla de direção do cruzamento com a Rua 13 de Maio até a rotatória de acesso à Rodovia SP-147. Atualmente, da Rua Sergipe à rotatória de acesso à SP-147 o sentido de direção já é em mão dupla.
A partir da mudança proposta, o motorista que transita até o final da Rua 13 de Maio, ao cruzar com a Padre Roque, terá a opção de seguir o fluxo atual e “descer” a Padre Roque ou “subir” a via no sentido centro-bairro.
A partir da mudança também haverá um radar no sentido centro-bairro. Já existe um radar no sentido bairro-centro.
Sem alteração
Importante ressaltar que, da Rua 13 de Maio até a Praça Rui Barbosa, o sentido de direção atual da Rua Padre Roque não será alterado. Ou seja, segue como mão única.
Carga e Descarga
No projeto, as vagas de estacionamento foram redistribuídas para a criação de retornos, facilitando o tráfego e garantindo segurança ao condutor. Também serão instalados bolsões de carga e descarga, objetivando a entrega rápida de produtos aos comerciantes locais, e novos pontos de ônibus.
Porém, a Secretaria de Obras ainda está definindo a quantidade destes bolsões em função do cruzamento com outras vias. O trânsito nas vias próximas da Padre Roque não sofrerão alterações, segundo a Prefeitura.
Trevo da SP-147
Segundo a Prefeitura está prevista alteração também na rotatória da SP-147, porém ela acontecerá em uma segunda etapa, pois há necessidade de aprovação da concessionária Intervias, que administra a rodovia.