sábado, setembro 14, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Sesamm inaugura a primeira usina fotovoltaica do Brasil para tratar esgoto

Sesamm inaugura a primeira usina fotovoltaica do Brasil para tratar esgoto

A Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim) inaugurou na quinta-feira, pela manhã, a primeira usina fotovoltaica de geração de energia para a operação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Brasil. Ao todo, são 1.066 placas fotovoltaicas, que somam uma potência de 402,375 kWp para fornecer energia limpa. O investimento é de R$ 1,7 milhão.

Placas foram espalhadas pela Estação de Tratamento de Esgoto, em uma área de 2.124,54 metros quadrados (Foto: Everton Zaniboni)

Autoridades e convidados participaram da cerimônia, que marcou oficialmente o funcionamento da usina de captação de energia solar, que responderá por 30% do consumo da ETE.
“Não teríamos êxito sem o apoio da Prefeitura e do Saae. Com isso, estamos no hall das cidades mais sintonizadas quando o assunto é poupar energia”, ressaltou, acrescentando ainda que a usina reduzirá os impactos ambientais, dará maior segurança operacional e tornará o tratamento de esgoto menos dependente da rede de energia comum.
O presidente do Saae, Rodrigo Sernaglia, reforçou a importância da Sesamm para Mogi Mirim. “Não tratávamos esgoto e a Sesamm veio para mudar essa realidade”, disse. Segundo ele, a terceira etapa está próxima de ser iniciada, que fará com que a cidade trate 100% do esgoto gerado. “Vai ser uma mudança de 180 graus na saúde. É honroso fazer parte dessa história”, concluiu Sernaglia.

Centro de controle analisa o funcionamento da usina (Foto: Everton Zaniboni)

O CEO da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, confirmou que a terceira etapa está próxima de ser iniciada. “Os projetos já estão sendo desenvolvidos neste ano e já temos os recursos necessários”, disse. Segundo ele, basta o projeto ficar pronto para iniciar as obras, que colocarão Mogi Mirim em local de destaque no cenário nacional.
O prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno, se mostrou ansioso em ver as obras desta etapa, que tratará 100% do esgoto urbano da cidade. “Poderemos ter a quarta etapa, já prevendo um crescimento populacional no futuro”, avançou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments