Anunciado há 5 anos, em 2008, o shopping Pátio Mogi que seria erguido em terreno no Morro Vermelho, próximo à entrada de Mogi Guaçu, pela Brascan, atualmente Brookfield Shoppings Centers, está engavetado definitivamente. Nas últimas semanas, caminhões e homens trabalhavam na retirada do gramado do terreno de mais de 84 mil metros quadrados.
Porém, o que poderia parecer a retomada de um empreendimento que beneficiaria toda a cidade e a região, na verdade, não era mais do que um simples trabalho de manutenção geral do terreno, como limpeza, conserto de alambrado e calçamento, devido a solicitação da vizinhança e em atendimento a legislação local.
Questionada se a Brookfield ainda possuía planos de continuar com o empreendimento, a gerência de marketing da empresa afirmou que, por conta da região já possuir um shopping em Mogi Guaçu, a “Brookfield entende que o mercado não comporta, no momento, mais um empreendimento de grande porte”.
No entanto, um projeto alternativo será estudado no próximo ano, para aproveitar o terreno. Tudo indica que deverá ser um empreendimento voltado ao varejo, podendo ser de uso misto, conforme informou a empresa.
HISTÓRICO DE ATRASO NAS OBRAS
Desde o início, muitos atrasos ocorreram até a desistência total do projeto. Alicerces chegaram a ser construídos, bem como um abrigo para plantão de vendas. Na época, a Brookfield alegou que era necessário fechar a negociação com pelo menos quatro empresas como lojas âncoras, porém entre 2008 e 2009, com a chamada Crise Econômica Mundial, muitas empresas recuaram e desistiram do negócio. Eram previstas 162 espaços comerciais, redes de fast food, restaurantes, supermercado, complexo de cinemas e mil vagas para automóveis.