A origem da palavra “simplicidade” se originou a partir do latim simplicitàs, que pode ser traduzido como “uniforme” ou “pouco variado”. Já os principais antônimos de simplicidade são: complexidade, grandiosidade, exagero, presunção, imodéstia e exibicionismo.
Agora, vamos trazer a nossa realidade atual, quando somos melhor tratados por pessoas e muitas vezes por alguém que nem conhecemos, como são as atitudes delas?
Não estou aqui mencionando sobre valores, posses, status, número de seguidores ou curtidas nas redes sociais, estou falando sobre atitudes. E, quanto mais simples, mais verdadeiras elas serão. Opa! Verdadeira? Para ser uma pessoa simples, é preciso ser uma pessoa íntegra, e não existe a integridade se não houver a verdade.
Em sua obra “Psicologia Analítica”, Carl G. Jung nos deixou um grande conceito e aprendizado sobre ser uma pessoa sem sofrimentos. Mencionava que, para se tornar uma pessoa íntegra consigo, precisaria, antes de mais nada, ser verdadeira com ela mesma. Desta forma, ela precisava passar pelo processo de individuação, cujo o nome já diz, tornar-se uma pessoa “individum”, indivisível, um ser só, sem querer ficar agradando aos outros e, consequentemente, deixar-se de lado.
Precisamos tirar de nossa cabeça que ser simples é andar com trapos, ser paupérrimo, nem saber ler ou escrever direito. Ser simples é ter educação e essa vem de valores. E o principal é não machucar as pessoas de propósito, não querer o mal de ninguém e sim o bem e a tratar desta forma, assim como no texto bíblico em que Jesus Cristo nos diz “… se alguém lhe bater na face direita, dê a outra…”, não quer dizer para deixar bater novamente em você, mas sim para que faça o oposto do qual lhe fizeram, agindo com amor e compreensão. Ou seja, ser ‘Simples’.
Individuar-se é nada mais do que ser verdadeiro consigo e para com os outros, deixar de querer dar o que os outros querem para dar o que realmente necessitam. Quer ser feliz? Seja uma pessoa simples, não estou dizendo que não pode ter tudo do bom e do melhor, pode e deve ter tudo o que puder conquistar de forma lícita e honesta, mas não viva em função destas expectativas e exageros. Faça da sua vida algo menos complicado, use a simplicidade com tudo o que se tem direito, para com você e com todos à sua volta ou todos os que cruzarem seu caminho.
Ah! Mais uma coisa. Quer ser feliz ao lado de alguém? Procure pessoas simples! Não estou dizendo um Ogro ou mal-educado na vida, mas alguém verdadeiro com ele e com você e saiba que, atrás disso, receberá muito carinho e compreensão e sua vida será algo que jamais imaginou viver.
Beijo no seu coração! Flávio Campos WT