sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueSindicato denuncia o bloqueio de quatro cursos da Etec Pedro Ferreira Alves

Sindicato denuncia o bloqueio de quatro cursos da Etec Pedro Ferreira Alves

O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) denunciou o fechamento de quatro cursos da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves. O diretor executivo do Sinteps, Rafael dos Santos Correia Macedo, procurou O POPULAR, na tarde da última segunda-feira, e informou que os cursos de Mecânica, Mecatrônica, Administração e Logística, os mais antigos da unidade, já estão bloqueados.

Cursos bloqueados são os mais antigos oferecidos pela escola (Foto: Arquivo)
Cursos bloqueados pelo Centro Paula Souza são os mais antigos oferecidos pela escola (Foto: Arquivo)

Segundo o Sinteps, a medida é uma estratégia para demitir os professores com mais tempo de carreira, o que deve afetar quase 40% da categoria. Para Macedo, essa situação, que vem se tornando recorrente, também é um prejuízo para os alunos e a própria comunidade do município. “Se a inscrição tem procura, é porque a sociedade tem interesse”, argumentou.

De acordo com o sindicato, o Centro Paula Souza justifica o fechamento por conta da evasão. A reportagem apurou que estarão disponíveis para inscrições, a partir do dia 11 de abril, apenas os cursos de Automação Industrial, Contabilidade, Enfermagem e Informática para Internet. A secretaria da escola confirmou que os quatro cursos não foram liberados pela administração central, possivelmente, pela baixa procura.

Cada curso oferece 40 vagas. Devido ao bloqueio, a Etec deixará de receber 160 alunos, conforme destacou o diretor da unidade, o professor André Luiz dos Santos. Outra consequência será com relação à concorrência do vestibulinho, que ficará mais acirrada em razão da oferta reduzida de aulas. O Sinteps ainda considera que o Paula Souza não investe o suficiente na divulgação dos cursos das Etecs e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), por isso coloca como injusto esse bloqueio.

Outro lado
O Centro Paula Souza informou que os cursos não serão fechados, uma vez que passam por readequações para oferecer conteúdo que atenda à atual tendência do mercado, que é a Indústria 4.0. A oferta de cursos leva em conta o acompanhamento periódico da demanda regional de mercado, o que ocorre por um sistema desenvolvido pela instituição para reavaliar suas turmas e fazer os ajustes necessários.

Essa medida pode ocasionar a indisponibilidade de novas vagas para determinado curso, mas não caracteriza cancelamento. Um curso pode deixar de ser oferecido em um semestre e voltar em outro. A autarquia ainda esclareceu que não haverá demissão de professores na unidade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments