terça-feira, abril 15, 2025
INICIALColunistas“Sobre o que significa o amor cristão”

“Sobre o que significa o amor cristão”

Recebo muitos questionamentos ao longo de meus dias, de pessoas que querem entender o motivo de estarem vivendo certas coisas como, por exemplo, o divórcio, a falta de paz na família, os filhos que foram para caminhos errados, a traição da amiga… No final, sempre aparece a clássica pergunta: “como isso foi me acontecer se eu vou sempre à Igreja?”
Uma coisa é estar numa igreja; outra é estar em Cristo. Nem de longe estou defendendo a ideia de que as igrejas não são necessárias, mas eu já vi “igrejas” que ensinam as pessoas a odiarem, a fazerem diferenças com quem não pertence ao mesmo “credo social”; há igrejas que se perseguem com brigas e calúnias, a História diz à humanidade que há uma que participou da inquisição! Estar numa igreja, só na igreja, pode significar não estar em Cristo. Jesus Cristo é a personificação divina do amor ágape e esse amor não é outra coisa a não ser equilíbrio, compreensão, doação; é incondicional, impossível de ser descrito com exatidão, por isso eu tendo a explicar que amor é equilíbrio!
Jesus disse claramente a Seus discípulos que somente seriam reconhecidos como tal se amassem uns aos outros. O fato de amarmos com força espiritual a nós mesmos, aos nossos semelhantes e o próprio mundo, a vida e suas manifestações nos colocam em afinidade com o que o divino mestre ensinou; mas, diante da inexorabilidade de muitos acontecimentos ao longo de nossa existência é que provamos se amamos ou não. Não é porque você está em Cristo que não chorará; que não sentirá tristeza ou decepções, pelo contrário, sentirá até mais que as outras pessoas! A sutil diferença é o equilíbrio: seu choro significará dor, não desespero; sua tristeza ou decepção mostrarão que algo o (a) feriu, mas não o (a) paralisou. O amor dá forças, cura feridas e impulsiona sempre adiante; é equilíbrio! Peço ao bom Deus, Pai de Jesus Cristo, que nos permita sentir esse equilíbrio que sustenta o universo. O discipulado exige equilíbrio!

Dom Pedro Paulo Teixeira Roque

Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB.
e-mail: [email protected]
tel. 19 – 9.9996-0607

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments