sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoEditorialSolidariedade e reconhecimento

Solidariedade e reconhecimento

Desde os princípios de sua longa e tradicional história, com a fundação em 1903 e reorganização em 1932, o Mogi Mirim Esporte Clube teve inúmeros personagens importantes em sua consolidação como agremiação da cidade. O histórico time de 1970, que envolvia a comunidade, e o Carrossel Caipira estão entre as equipes marcantes. Outra especial formação mudou o patamar do Mogi Mirim, o colocando pela primeira vez na elite do Paulista. Trata-se do time de 1985, que garantiu o acesso à Primeira Divisão. Um dos principais nomes da equipe, artilheiro do time na campanha do acesso, foi o ponta-direita Silvinho.

Passados 30 anos daquele momento especial, enquanto o Mogi sobrevive na Primeira Divisão, Silvinho vive um drama em virtude de uma doença rara que o deixa acamado, sem falar e andar, gerando altas despesas para a família. No Brasil, muitos ídolos acabam esquecidos e por vezes desprezados até pelos próprios clubes em que fizeram história.

Em iniciativa digna de aplausos aos organizadores João Alfredo Vasconcelos, o João Banana, e Gino, ex-jogador do Corinthians e primo de Silvinho, foi promovida uma partida beneficente para arrecadar fundos para ajudar no tratamento do ex-atleta, que tinha sua atual situação desconhecida na cidade. O jogo envolveu os times másters de Corinthians e Mogi Mirim, no domingo, no Estádio Romildo Ferreira. Também foram vendidas camisas e um pacote com direito a feijoada. Por três meses, os organizadores dedicaram parte considerável de suas vidas ao evento. Os torcedores puderam presenciar nomes importantes das histórias de Mogi e Corinthians. Amigos se reencontraram.

Os personagens deram sua contribuição de solidariedade, assim como torcedores que aderiram à causa. Houve muitos que adquiriram o ingresso apenas para ajudar e não foram ao jogo. Doações de produtos para o dia a dia de Silvinho também foram feitas. Houve uma união de setores da sociedade, com patrocínios. O presidente do Mogi Mirim, Rivaldo Ferreira, contribuiu cedendo o estádio. Em torno da solidariedade, foi proporcionado um encontro de gerações especialmente do Sapo, permitindo aos torcedores ver em uma só formação figuras do histórico time de 70, da equipe de 1985 e do Carrossel. Além de solidariedade, o evento serviu como reconhecimento à história de Silvinho e como gratidão pela contribuição dada ao clube, com uma personalidade que encantava. Houve presença marcante de torcedores de outras cidades, com muitos vindo mais pelas atrações do que por Silvinho, o que gera uma colaboração involuntária. O reconhecimento foi especialmente mérito da organização, que angariou importante verba para ajudar a família no tratamento.

A mobilização com um conjunto de ações planejadas e envolvendo uma série de pessoas em prol de uma causa serve de exemplo como um modelo interessante de ato social. A solidariedade é um gesto nobre e tem o poder de multiplicar o bem.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments