Há alguns meses escrevi sobre a importância do sono para a saúde e bem-estar físico e mental, além da relação que tem com o rendimento esportivo. Hoje, trarei parte do texto para reiterar a importância deste fator em nossas vidas, em especial logo após a época de Carnaval, na qual muitas pessoas costumam dormir menos do que o corpo precisa…
O período do sono é indispensável para nosso corpo, pois é durante essa fase que apresentamos grande janela anabólica (na qual há síntese e produção de diversos “itens”) para nos recuperarmos do período em que ocorreu predominância do catabolismo (degradação) ao longo do dia. Se exercitar é um ótimo exemplo de estímulo catabólico para o corpo, afinal o intuito do treino é gerar uma degradação para que o corpo se recupere e produza mais do que o que havia antes, num processo conhecido no treinamento desportivo como supercompensação.
Tomemos como exemplo a natação: o resultado de uma sessão de treino é redução nos estoques de energia, além de sobrecarga gerada nas articulações e musculatura. Durante o período de descanso, em especial dormindo, há reposição dos estoques energéticos e reconstrução dos tecidos músculo-articulares.
Sendo assim, aqueles que treinam de forma efetiva e adequada, mas não repetem a mesma qualidade no quesito dormir, acabam desperdiçando grande parte do esforço feito, além de caminharem a passos largos para queda na imunidade, surgimento de lesões, transtornos humorais, redução no desempenho, dentre outros aspectos negativos. Costumeiramente, as noites de festas e bebedeiras (olha o Carnaval aí, gente!) reduzem o período de descanso, sendo o álcool um outro agente que contribui, e muito, para piora da saúde e desempenho.
Desta forma, esteja atento ao fator sono, afinal este aspecto em dia é meio caminho andado para o sucesso, em inúmeros aspectos! Na próxima semana, trarei um teste utilizado para avaliar a qualidade do seu sono, não perca!
Luís Otavio Bueno de Toledo
E-mail: [email protected]
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)