O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (7) que vai manter a Fase de Transição do Plano São Paulo contra a Covid-19. Entretanto, o horário de funcionamento das atividades será ampliado.
A partir desta sexta (9), bares, restaurantes, padarias, shoppings, comércio e serviços poderão funcionar até as 23h em todo o Estado. A medida ficará em vigor até 31 de julho. Atualmente, o horário limite é 21h.
O toque de recolher será mantido, mas das 23h às 5h. Doria reforçou, porém, que as Prefeituras têm liberdade para aplicar medidas mais restritivas do que as definidas pelo plano.
“Caminhamos passo a passo, de maneira gradual e segura, para a volta plena do funcionamento da Economia em São Paulo”, afirmou o governador, durante o anúncio.
“O funcionamento das atividades ganha duas horas adicionais, até 23h. Lembrando que tem a regra do último pedido até as 22h, para que a saída seja as 23h”, explicou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.
Além disso, a taxa de ocupação dos locais vai mudar de 40% para 60%. Patrícia também reforçou a recomendação de escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e da indústria, para evitar aglomerações no transporte coletivo.
Volta às Aulas
Durante a entrevista coletiva, o governador anunciou ainda que a volta às aulas presenciais no ensino técnico e superior está marcada para 2 de agosto. Os alunos poderão retornar às instituições presencialmente com taxa de ocupação de 60% nas faculdades de tecnologias, universidades públicas e privadas, com obediência a todos os protocolos preventivos de saúde, como uso de máscara e álcool gel. (Da Redação)