Senhoras e senhores, a Liga do Centro vai começar. O campeonato de 1904, agitando cinco cidades e seis clubes da Zona da Mogiana. Imagino a empolgação da população local com esta novidade. Sim, uma baita novidade. O futebol chegou aqui no Brasil apenas no final do século anterior, poucos anos antes da criação deste torneio, que teria Mogi Mirim como sede.
No “O Mogyano” de 20 de julho, a tabela publicada definia as “datas fixadas para os matches”. Na primeira rodada, um dérbi que poderia muito bem ter virado um clássico. Mogy-mirim Sport Club, o futuro Sapão, e o Mogy-mirim Foot Ball Team. No dia 17 de julho, as duas equipes fizeram a festa inaugural da Liga do Centro.
Serviram de juízes Oscar de Moraes, Arthur Ferreira Alves e Raphael Grosman. O Sport Club foi escalado com Oswaldo; Sertório e Loyola; Albano, Chico Venâncio e Jucota; Zeca, Canto, Fernando, Octávio e Ignácio. Na reserva, Eudálio e Cruz. Já o Team foi a campo com Mário; Orlando e Duílio; Pacini, Amador e Pereira; Américo, Ricci, Ladeira, Christiano e Alfredo, com Souza, Corrêa e Anicetto no banco.
No primeiro tempo, Canto, do Sport, escapou com a bola e passou para a direita. Ignacio chutou, a bola foi rebatida e seguiu-se para o escanteio. Ou corner-kick, conforme redigiu o periódico. Canto cruzou, Chico Venâncio aproveitou o “bem dado kick” e impeliu com a cabeça a bola, que foi vazar o gol do Team. Reparem, portanto, que um time, o nosso centenário Sapão, era chamado de Sport e o já extinto adversário como Team. Sport x Team. Tão simples e tão sofisticado ao mesmo tempo.
De volta ao jogo, após 10 minutos de descanso, a segunda etapa começou e aí teve polêmica. Claro, é um duelo local. Não importa se jogado por atletas que, em suma, ocupavam cargos distintos na sociedade da época. Relatou o “Mogyano”.
“Um incidente veio, por fim, ao interessante match. O capitão do Foot Ball Team (espécie de atleta/técnico) quis rebater uma bola com a cabeça, mas o fez com infelicidade, vindo a bater fortemente com a cabeça no braço de Octavio. E foi bastante para que ele e seus companheiros abandonassem o campo”.
O juiz então decidiu marcar dois pontos para o Sport, depois de ouvir as declarações do capitão do Team, de que ele e seus colegas não estavam dispostos a continuarem o jogo. Com ânimos exaltados, a Liga do Centro começou. E a nossa aventura prossegue no nosso próximo encontro. Até lá!