sábado, novembro 23, 2024
INICIALVariedadesStock Car tem classificação embolada após penúltima etapa

Stock Car tem classificação embolada após penúltima etapa

Foi mais um final de semana imprevisível e no limite. A Stock Car realizou no sábado, 21, a 10ª e no domingo, 22, a 11ª etapa da temporada. A categoria teve dois vencedores inéditos, o que elevou para 13 o número de pilotos que subiram no topo do pódio nas 17 largadas realizadas este ano. A Stock assistiu a uma reação dos times equipados com o modelo Chevrolet Cruze, com a marca norte-americana ultrapassando no ranking, pela primeira vez, a Toyota, que utiliza o estreante Corolla.

Em mais uma reviravolta espetacular, Thiago Camilo, que em Curitiba (PR) havia construído uma liderança razoavelmente confortável, saiu do traçado goiano acuado por Ricardo Maurício e Daniel Serra, que agora estão empatados em 242 pontos contra 243 do líder no acumulado do ano. Mais do que isso, os dez primeiros ainda têm chances matemáticas de ficar com o título na Super Final, prova que será disputada em Interlagos no dia 13 de dezembro.

Vencedores inéditos
A 10ª etapa foi disputada em rodada simples, no sábado, com vitória do Chevrolet Cruze de Ricardo Maurício. Já o domingo viu Guilherme Salas e Allam Khodair vencerem as provas 1 e 2 da rodada dupla que valeu pela 11ª etapa. Salas e Khodair ainda não haviam vencido na temporada e, assim com a vitória de Maurício no sábado, os resultados das duas provas ajudaram a embolar de vez o campeonato.

Neste momento, 11 pilotos têm chances matemáticas de chegar ao título. Nunca o campeão da Stock Car esteve tão indefinido faltando uma prova para o final. No classificatório para o grid das provas do domingo, a Stock Car voltou a mostrar um nível de competitividade impressionante, justamente no “momento premium” dos pilotos, quando todos estão com os carros preparados para máxima performance.

Horas antes da largada, Diego Nunes foi o mais rápido na fase Q1 das tomadas de tempo, com Cacá Bueno fechando sua volta no 20º lugar a meros 503 centésimos de segundo (0s503). O 24º e penúltimo colocado naquela sessão, Pedro Cardoso, ficou a apenas 0s817 do melhor tempo. Nesse quesito, o recorde da categoria foi registrado na etapa anterior, em Curitiba, quando 21 carros foram separados por menos de meio segundo.

A pole position para a 11ª etapa foi registrada no Q2 por Allam Khodair, companheiro de Nunes na equipe Blau Motorsport, com a marca de 1min27s998. Khodair largou bem e manteve a dianteira, mas foi superado na segunda volta por Salas no miolo da pista. Na volta seguinte Salas, Khodair e Bruno Baptista chegaram a emparelhar na briga pela ponta na freada da curva 1, com os dois últimos se tocando e saindo da pista.

Melhor para Salas, que aproveitou a confusão para abrir vantagem, liderar até o final e conquistar a primeira vitória de sua carreira na Stock Car. Diego Nunes chegou em segundo, com Denis Navarro em outro forte desempenho na terceira colocação.

Barrichello na pole
Na segunda corrida, Rubens Barrichello, que havia chegado em 10º, largou da pole devido à inversão dos dez primeiros do grid. O ex-piloto da Ferrari converteu a pole em liderança, deixando o segundo lugar para Daniel Serra, seguido por Gabriel Casagrande e Ricardo Zonta.

Ainda na primeira volta, Serra conseguiu superar Barrichello e manteve a ponta até a parada obrigatória de box. Rubinho assumiu a liderança com um pit stop mais rápido, com Allam Khodair tomando o segundo lugar de Daniel Serra na 13ª passagem. Serra ainda perdeu a posição para Nelsinho Piquet na última volta, quando Barrichello enfrentou seu drama: com combustível insuficiente, ele foi perdendo posições, mas ainda conseguiu cruzar em terceiro, com seu carro parando após a bandeirada.

Já o líder Thiago Camilo teve um dia difícil. Na primeira prova, teve que ir ao box para a troca da bomba de óleo e, na segunda corrida chegou em 11º após largar do box. Com um terceiro lugar no sábado, um nono e um quarto lugares neste domingo, Daniel Serra foi o piloto que mais progrediu entre os líderes. Além da vitória no sábado, Ricardo Maurício conseguiu se manter na vice-liderança obtendo um 18º e um quinto lugares na rodada dupla.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments