sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeGustavo Stupp quer construir novo Paço Municipal no Centro

Gustavo Stupp quer construir novo Paço Municipal no Centro

Após revelar que um novo Paço Municipal estaria sendo planejado para ser construído em área no bairro da Santa Cruz, a Prefeitura mais uma vez voltou atrás em suas decisões e agora quer construir um novo prédio, onde hoje funciona a própria Prefeitura, à Rua Doutor José Alves, no Centro.

A proposta esbarra no tombamento histórico do local (Foto: Everton Zaniboni)
A proposta esbarra no tombamento histórico do local (Foto: Everton Zaniboni)

Uma reunião na quinta-feira entre a diretora da Câmara, Adriana Tavares, o prefeito Gustavo Stupp e o secretário de Negócios Jurídicos Fabiano Urbano, informou os planos do Executivo em fazer um prédio que centralize todos os serviços públicos através de parceria com a iniciativa privada.

A decisão repentina fez com que as reformas do prédio da Câmara Municipal, que começariam na segunda-feira, fossem suspensas. Na segunda-feira, um ofício de Stupp chegou até o presidente do Legislativo, Benedito José do Couto, informando sobre a ideia e pedindo a área que hoje funciona o gabinete, local que seria cedido à Câmara.

Segundo informações, a mensagem não pedia a suspensão dos serviços e nem revelava o local onde o novo Paço seria construído. “Fiquei surpreso, mas mesmo ele não pedindo para que as obras não começassem, suspendi temporariamente até o dia 31 para conversar com ele e entender”, disse Benedito. Até a tarde de ontem, nenhuma reunião havia sido marcada com Stupp para tratar da questão.

No ano passado, Stupp já falava em centralizar os serviços públicos em um único local. Estudos viários na área da Santa Cruz estariam sendo feitos. “Tem coisas que vou ter que fazer, vai ter polêmica, mas a gente tem que colocar o dedo na ferida. A cidade vai crescer e a Prefeitura vai continuar esse cortiço. Essa Prefeitura é um cortiço. O prédio foi crescendo de uma maneira desplanejada, fazendo puxadinho pra lá e pra cá”, justificou Stupp em entrevista ao O POPULAR, publicada em 10 de agosto.

A proposta esbarra, além da péssima estrutura viária atualmente existente na Rua Doutor José Alves, no tombamento histórico do plenário da Câmara Municipal e do Paço Municipal através de Lei Municipal de março de 2009, que obriga consultar o Conselho de Cultura em casos de reforma, ampliação ou demolição total ou parcial.

Não fala

Desde sexta-feira O POPULAR tenta entrevistas com Gustavo Stupp (PDT), porém a resposta foi que o prefeito não deve se pronunciar sobre esse assunto. A Secretaria de Relações Institucionais prometeu uma nota explicando sobre as intenções do Executivo, porém até o fechamento desta reportagem, nenhum posicionamento foi enviado.

Mudança de Planos

Em agosto do ano passado, em entrevista ao O POPULAR, Stupp revelou que previa a construção de uma central de serviços públicos em área próximo à Guarda Municipal, projeto que deveria sair do papel ainda no ano passado.

O prédio contaria com dois pavimentos de 5 mil metros quadrados e teria itens de sustentabilidade, com reutilização de água, circulação de ar natural e itens de acessibilidade. “Verticalizar representaria um alto custo de manutenção”, justificou à época. Um auditório também seria construído no local.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments