por MARCEL ALEX SOARES DOS SANTOS
@drmarceldermatologista
Como em um piscar de olhos, o fim do ano está chegando. Confraternizações familiares, entre amigos, no trabalho. É o momento em que todo mundo quer dar aquele up na autoestima. Porém, junto com a agenda cheia, chega o verão, tempo de pele exposta ao sol. Sem descanso.
No fim de ano aumenta muito a procura para tratamentos estéticos. Se você deixou de lado os cuidados com a pele durante o ano todo, ainda dá tempo de cuidar da sua beleza. Ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, realizar procedimentos estéticos na época em que o sol não dá trégua e chegar com a pele dos sonhos nas festas de fim de ano. Vou listar os principais procedimentos que podem deixar a pele radiante nesses dois meses restantes de 2021.
Toxina botulínica (Botox)
Um dos procedimentos mais importantes quando se fala em prevenir envelhecimento. Não tem como passar o réveillon com o rosto todo enrugado. Ele deve ser feito preferencialmente um mês antes das festas, para estar com seu efeito máximo e sem possíveis hematomas.
Preenchimento com ácido hialurônico
Nada melhor do que se dar de presente uma boca mais volumosa ou um rosto mais marcado. Para isso, uso preenchedores de ácido hialurônico, que são reabsorvíveis. Eles podem ser usados para lábios, olheiras, queixo, ângulo de mandíbula e por aí vai. Podem ser feitos antes da toxina, pois duram em torno de um ano. Mas devem ser aplicados até 15 dias antes das festas, para evitar hematomas e permitir leves correções.
Peeling e laser:
No verão? Sim! O peeling de ácidos leves pode ser feito em qualquer época do ano. Isso, claro, se o paciente tomar os devidos cuidados. Ele ajuda a melhorar o brilho da pele e remove manchas. É um booster para a pele que não foi tão bem cuidada no inverno. Também indicado com no mínimo 20 dias de antecedência das festas. Para o laser, valem as mesmas regras. Após a sessão, use e abuse dos hidratantes e protetores solares.
Bioestimuladores de colágeno
Injetáveis que previnem o envelhecimento e estimulam a produção de mais colágeno pelo organismo estão super em alta. São indicados principalmente para face, pescoço, colo e mãos. Apesar de já mostrar algum efeito imediato, seu resultado vai ficando mais expressivo após 45 dias e nos meses em diante. É a hora limite para fazer pensando nas festas de fim de ano.
Ultrassom microfocado (Ultraformer)
Esse aparelho está fazendo milagres pelos consultórios dermatológicos. Com disparos realizados sobre a pele, mas sem danificá-la, o ultrassom induz a produção de colágeno local. Isso causa um aumento da firmeza e é indicado para a área dos olhos, porção inferior do rosto, papada e pescoço, principalmente. Como temos uma parte do seu efeito de imediato após a aplicação, o procedimento pode ser realizado até 15 dias antes das festas. Ficando ainda, para 2022, o seu resultado completo.