domingo, abril 20, 2025
INICIALOpiniãoArtigosSuécia: o melhor país para envelhecer

Suécia: o melhor país para envelhecer

Nas últimas décadas o número de idoso aumentou significativamente no Brasil e a tendência é que o crescimento seja ainda maior nos próximos anos. Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projetam que a população com a faixa etária acima de 65 anos deve subir de 14,9 milhões (7,4% do total), em 2013, para 58,4 milhões (26,7% do total), em 2060.

De acordo com o órgão, neste mesmo período a expectativa de vida dos brasileiros deve aumentar de 75 para 81 anos. Sendo que essa porcentagem é maior entre o público feminino. Ou seja, a expectativa das mulheres será de 84,4 anos, contra 78,03 dos homens. Mas, embora os brasileiros estejam envelhecendo, aqui ainda não é o melhor país para aproveitar a fase da terceira idade.

Enquanto o Brasil ocupa a 31ª posição no ranking de melhores países para envelhecer, a Suécia lidera a lista. Essas informações fazem parte de um estudo realizado pelo Índice Global de Vigilância Etária e respaldado pela ONU, no qual aponta ainda que os suecos, seguidos pelos noruegueses e alemães, são os que lidam melhor com os obstáculos e desafios encontrados por uma população em processo de envelhecimento.

Para chegar a esses resultados, a pesquisa classificou o bem-estar social e situação econômica de 91 países. Além disso, fez comparações com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos especializadas em emprego, renda, educação, segurança, liberdade cívica e qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos. O objetivo era identificar como cada país cuida do cidadão que está na terceira idade.

Para entender mais especificamente, o estudo analisou quatro aspectos: a garantia de renda, incluindo a taxa de pobreza entre os idosos, cobertura oferecida pela previdência, PIB per capita; aspectos de saúde, levando em consideração a expectativa de vida no país e bem-estar psicológico; empregabilidade e educação e ainda o ambiente favorável, ou seja, segurança física, liberdade cívica e acesso ao transporte público.

Fatalmente, a pesquisa apontou que não são poucos os números de países que estão despreparados para cuidar da sua população na terceira idade. É o exemplo dos países do continente africano que apresentam as piores condições para quem vai se aposentar. Em contrapartida, as primeiras posições foram ocupadas por nações da Europa, além de Estados Unidos e Japão.

Equipe Terceira Idade

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments