A retomada esportiva em São Paulo ainda é gradual. Entre as modalidades que confirmaram o calendário para a sequência do ano está a SuperBike Brasil, principal competição de motovelocidade do país. A categoria terá a etapa de estreia no dia 30 de agosto. O anúncio oficial aconteceu no último dia 30 de julho.
No ano passado, dois pilotos da Baixa Mogiana participaram da competição. Fabiano Bernardes, o Binho, de Mogi Guaçu e Ramon Cruz, de Itapira. Eles ainda não deram certeza sobre a presença na primeira etapa de 2020. A primeira prova será no Autódromo de Interlagos, em São Paulo e as inscrições para os pilotos já está aberta no site (www.superbike.com.br).
A liberação ocorreu após a assinatura do protocolo de segurança junto ao Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital. Assim, a organização do SuperBike Brasil obteve o sinal verde para confirmar a realização da primeira etapa da temporada 2020. Já no final de semana seguinte, no dia 6 de setembro, está confirmada a realização da segunda etapa do campeonato, em Goiânia (GO).
Por ora, todas as provas da temporada serão realizadas sem a presença de público e com inúmeras restrições, que estão sendo apresentadas a pilotos e equipes – únicos que estarão presentes no circuito. Em resumo, são protocolos semelhantes aos da Fórmula 1 e da MotoGP, que vão muito além do uso de máscara. “Como destaque, podemos comentar que nenhuma sala fechada nas dependências do autódromo será usada. Todos os participantes terão acesso à pista somente depois de serem submetidos a testes da Covid-19”, enfatizou a organização em nota oficial.
“Vale lembrar que a modalidade em questão não é um esporte de aglomeração, tampouco de contato físico. Atendendo assim padrões muito mais elevados de segurança em comparação ao futebol e outras modalidades”, completou. Quanto ao calendário 2020, a temporada sofreu uma redução do número de etapas, contando agora com oito finais de semana. Cinco etapas serão em São Paulo e as outras três em outros estados (Goiás, Paraná e Minas Gerais).
Assim como MotoGP e Fórmula 1, o calendário ainda está sujeito a alterações sem aviso prévio mínimo, até que todos os aspectos relacionados a sua confirmação estejam superados. A organização ainda estuda a realização de rodadas duplas nas últimas etapas do ano, algo já previsto mesmo antes da pandemia. Em todas as etapas, os trabalhos iniciarão com treinos às quintas-feiras. A principal novidade é a estreia do autódromo mineiro Potenza, localizado na cidade de Lima Duarte, ao lado de Juiz de Fora (MG). A pista foi criada especialmente para motovelocidade, com toda a segurança e infraestrutura demandadas pela modalidade. Confira abaixo o calendário previsto para a temporada 2020.
Foto: SuperBike Brasil