Tapa-buraco, manutenção de iluminação pública, limpeza do espaço público, coleta de ganhos e entulhos, implantação de lombadas e redutores de velocidade e até a intensificação de policiamento. Serviços básicos de responsabilidade da Prefeitura, mas que não vêm sendo atendidos da maneira adequada em Mogi Mirim. Longe disso.
Levantamento realizado por O POPULAR mostra que no período compreendido entre 1º de abril e 17 de junho, os 17 vereadores apresentaram na Câmara Municipal indicações cobrando melhorias e soluções destes problemas junto ao Poder Público, mas que até agora, ao invés de atendidos, são deixados de lado e aumentando o volume de solicitações. A casa sessão novos pedidos, que parecem não ter fim.
O alto número de indicações começou a ganhar destaque e foi alertado pelo vereador Luiz Guarnieri (PSB), dito, inclusive, em diversos discursos na tribuna na Câmara nas últimas semanas. O fato de boa parte dos vereadores apresentarem de forma sequencial pedidos para que o Executivo atenda suas solicitações já foi, inclusive, tema de embate entre vereadores da situação e oposição. De um lado, cobranças da ala oposicionista.
De outro, a base aliada do prefeito Gustavo Stupp (PDT) ao mesmo tempo em que defendia, admitia a inoperância do Poder Público em questões básicas na manutenção e infraestrutura do município.
O lÍDER – Buracos!
Considerado e apontado pelos munícipes como um dos principais problemas de Mogi Mirim, o serviço de tapa-buraco lidera a lista de reivindicações dos vereadores. No período analisado pela reportagem, que contou com a colaboração do assessor de Luiz Guarnieri, nada menos do que 93 indicações foram apresentadas.
Os pedidos são para inúmeras regiões da cidade. Basta trafegar por Mogi para se ter uma ideia do quão grave são os buracos espalhados pelas ruas. Tem para todos os tipos e gostos: pequenos, médios, grandes, superficiais, fundos. Basta dirigir ou até caminhar para ver problema. Isso sem falar em buracos nas calçadas. Dó dos pedestres…
2º LUGAR – Iluminação
Os seguidos pedidos por troca de lâmpadas e a manutenção da iluminação pública em postes de energia ocupam a segunda colocação no ranking dos vereadores, com 59 indicações. Embora concentre pedidos por todas as regiões da cidade, assim como o serviço de tapa-buraco, número significativo está concentrado em bairros da zona Leste.
Essa é uma das principais reclamações de munícipes desde o ano passado, quando a Prefeitura deixou de ser a responsável pelo serviço, e transferiu a tarefa para uma empresa terceirizada, após mudanças na legislação em diversas regiões do país.
3º NO RANKING – Sujeira e trânsito
Terceiro no ranking, mas não menos importante. Pelo contrário. Pedidos de limpeza de áreas públicas, terrenos, roçagem do mato, capinagem e afins foram motivo de 45 indicações dos vereadores. Limpeza de calçadas e áreas verdes também fazem parte da lista.
Se a varrição em ruas e o corte do mato até funciona, o mesmo não se pode dizer do recolhimento de galhos e entulhos. Muitas vezes o calendário de coleta não é respeitado e os próprios munícipes acabam deixando o material em calçadas e ruas fora do período estipulado para determinado local, o que piora a situação.
Por outro lado, não ver a cidade suja é tarefa difícil. A falta de mais caminhões e profissionais agrava ainda mais o cenário. Além disso, a colocação de lombadas e radares em ruas e avenidas também são outras solicitações feitas à Prefeitura.
Segurança, escoamento,
sinalização...
Das 215 indicações somando tapa-buraco, iluminação pública, limpeza e trânsito, juntam-se a elas 45 indicações, como limpeza de canaletas, manutenção do sistema de escoamento de águas pluviais, implantação de rampa de acessibilidade, sinalização horizontal e vertical em ruas e avenidas, recuperação de meio- fio, aumento de segurança e até vistoria no chafariz desativado da Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho. Haja pedidos!