sábado, novembro 23, 2024
INICIALVariedadesTáxis voadores na Olimpíada de Paris

Táxis voadores na Olimpíada de Paris

Carros voadores sempre estiveram no imaginário popular. Dos Jetsons a Harry Potter, passando até por modelos que já estão sendo criados pelas montadoras, como o recém-anunciado Renault AIR4. Mas o futuro para esse tipo de transporte aéreo pode estar mais perto do que imaginamos.

Isso porque autoridades francesas anunciaram nas últimas semanas que testarão táxis voadores para levar os fãs de esporte em uma das cidades mais lindas do mundo, Paris. Tudo isso durante um dos maiores eventos do planeta, a Olimpíada de 2024, que será sediada na chamada Cidade Luz.

O objetivo é criar ao menos dois pontos de pouso e decolagem na região e aliviar os congestionamentos causados pelos jogos. Localizado no campo de aviação Cormeilles-en-Vexin, o Pontoise será usado por ao menos 30 fabricantes para testes com os táxis aéreos.

“Nosso aeródromo de Pontoise reúne um único ecossistema em torno da nova mobilidade aérea. A plataforma de testes que estamos lançando não tem precedentes hoje na Europa”, disse Augustin de Romanet, CEO da Aéroports de Paris (empresa dedicada à construção, gestão e exploração de plataformas aeroportuárias) em entrevista reproduzida pelo site especializado em noticiário automobilístico, a Autoesporte.

“Isso funcionará como uma experiência concreta para explorar o campo de possibilidades da aviação descarbonizada e para desenvolver o mercado da aviação de baixa altitude (abaixo de 300 metros), até agora pouco explorado”, completou.

Enquanto os detalhes dos táxis voadores propriamente ditos ainda não estão claros, diversas empresas já confirmaram envolvimento no projeto, como a Velocopter, a Airbus, a Vertical Aerospace and Ascendance, a Lilium e a Joby Aviation. A expectativa é de que outras fabricantes entrem no circuito nos próximos meses.

A ideia é ter duas rotas disponíveis para os espectadores durante os Jogos Olímpicos de 2024. A primeira seria entre o heliporto de Paris-Issy-les-Moulineaux até o aeródromo de Saint-Cyr. Já a segunda, dos aeroportos Charles de Gaulle e Le Bourget para o Centro de Paris, em local ainda indeterminado. (Com informações da Autoesporte)

Crédito da foto: Tecmundo

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments