segunda-feira, abril 21, 2025
INICIALVariedadesTem Áustria em dose dupla na Fórmula-1

Tem Áustria em dose dupla na Fórmula-1

Após quase quatro meses de espera, a Fórmula-1 finalmente teve início em 2020, no último final de semana, com o Grande Prêmio da Áustria. Em uma corrida agitada, a vitória no domingo, 5, foi mesmo do pole-position, o finlandês Valtteri Bottas, que liderou de ponta a ponta para vencer na abertura do campeonato.

Após 71 voltas, o piloto da Mercedes terminou com o triunfo, 2,7 segundos à frente do francês Charles Leclerc, da Ferrari. Já a terceira posição no pódio ficou com o britânico Lando Norris, da McLaren Renault. E podemos considerar que foi uma corrida surpreendente em vários aspectos.

Max Verstappen, que mostrava até ter chances de vitória, foi o primeiro a abandonar. Alexander Albon, da Red Bull Honda, então, surgiu com boas chances ao optar por uma melhor estratégia de pneus na disputa contra as Mercedes de Lewis Hamilton e Bottas. O anglo-tailandês chegou a colocar lado a lado para ultrapassar, mas foi tocado pelo hexacampeão.

Hamilton foi punido em 5 segundos e perdeu não só a segunda colocação, mas também o pódio. O inglês teve de se contentar com o quarto lugar, seguido pela outra McLaren, de Carlos Sainz, enquanto Sergio Pérez, que apostou na estratégia de seguir com pneus usados na pista depois do último safety-car, ficou em sexto.

Pierre Gasly, da AlphaTauri, completou a prova na sétima posição, à frente da Renault de Esteban Ocon. Antonio Giovinazzi mostrou o quão surpreendente foi a corrida ao colocar a Alfa Romeo em nono. E Sebastian Vettel, depois de ter caído para a zona intermediária do grid depois de lutar por posição com Sainz, ainda marcou um ponto e chegou em décimo.

Estíria
Dando sequência à temporada, neste final de semana acontece mais um grande prêmio. A segunda etapa tem treino classificatório marcado para este sábado, 11, às 10h (horário de Brasília) e largada no domingo, 12, às 10h10. Em um ano tão incomum como 2020, sobretudo em razão da pandemia do novo coronavírus, tem muita coisa diferente na Fórmula 1.

Com duas corridas seguidas na Áustria, surgiu a curiosidade sobre como seria chamada essa segunda corrida: GP da Áustria 2? Assim, a prova deste 12 de julho no autódromo de Red Bull Ring vai levar o nome de GP da Estíria. A Estíria é um dos nove estados federados austríacos e fica localizada no sudeste do país.

A divisão administrativa, que tem nas cores da sua bandeira o branco e o verde, tem um total de 1.260.546 habitantes — segundo informações do governo local — é dividida em 13 distritos e tem como capital a cidade de Graz, onde está sediado o Red Bull Ring, faz parte do distrito de Murtal.

A nomenclatura de um GP de Fórmula 1 relacionada a um estado é incomum. Desde que passou a fazer parte do calendário, em 2009, o GP de Abu Dhabi se diferencia no nome do seu país-sede, os Emirados Árabes Unidos. Abu Dhabi é a capital do país e o maior de todos os emirados. Outra cidade que emprestou seu nome para a alcunha oficial de uma corrida da F1 foi Pescara, na Itália, em 1957.

A medida é mais comum, por exemplo, na MotoGP. Com quatro corridas na Espanha, a categoria menciona estados em três dos quatro eventos locais, como nos GP’s da Comunidade Valenciana, da Catalunha e de Aragão. Pelo calendário oficial da F1, com oito gp’s programados, a terceira etapa será já no dia 19 de julho, com o GP da Hungria, em Hungaroring.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments