Bastou pouco menos de meia hora para que Mogi Mirim acumulasse uma série de problemas na tarde da última segunda-feira. Uma chuva acompanhada de uma forte ventania foi responsável por uma sequência de quedas de árvore e galhos, derrubada de fios de alta tensão de energia elétrica, destelhamentos, quedas de placas e letreiros de empresas, folhas pelas ruas e calçadas e um rastro de sujeira por todos os cantos da cidade. Foram cerca de 30 ocorrências registradas entre a tarde e noite de segunda-feira e a manhã de ontem, todas atendidas por uma força tarefa, constituída por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e das secretarias de Obras, Habitação e Serviços, Sustentabilidade Ambiental e Segurança Pública.
Dados da estação de observação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de Itapira, obtidos pela reportagem junto à Defesa Civil do município, apontaram que na região, a rajada de vento chegou próxima dos 60 quilômetros por hora. Curioso é que em Mogi choveu apenas 18,4 milímetros de acordo com a Estação de Tratamento de Água (Eta), marca considerada de leve a moderada.
No Centro da cidade, nas praças Floriano Peixoto, o Jardim Velho e São José e Rui Barbosa, galhos de árvores e folhas ficaram espalhados, causando muita sujeira. Algumas lixeiras saíram de suas bases com a força do vento, e por pouco, não voaram. Perto dali, na Praça Tiradentes, no bairro da Santa Cruz, o cenário era ainda pior. Próximo à entrada principal da igreja, grande parte de uma árvore foi ao chão, por sorte, não atingindo ninguém no momento da queda. Outros galhos também caíram pelo restante da praça, invadindo ruas e levando perigo para motoristas e pedestres.
Zé Mendes
Uma das situações mais graves aconteceu no início da Avenida 22 de Outubro, nas cercanias do tradicional Bar do Zé Mendes. Ali, uma árvore com cerca de 10 a 12 metros de altura despencou com a força do vento, levando fios de alta tensão de energia elétrica e deixando os moradores sem luz até a madrugada de terça-feira. Uma equipe da Elektro foi acionada para o desligamento da central de energia, medida necessária para o reparo da fiação. A área ficou interditada para a execução dos trabalhos.
Na Avenida da Saudade outra árvore também caiu, obrigando a interdição do local para limpeza de uma equipe do Corpo de Bombeiros, assim como nas Chácaras São Marcelo e Avenida Pedro Botesi.