Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jo 16:33.
Estamos vivendo um período sombrio da história da humanidade. A pandemia do de Covid-19 trouxe a morte a milhares de vidas e espalhou medo, insegurança e várias outras doenças emocionais ao mundo. Mas, em meio a todo este caos, é comum vermos pessoas se recuperando da doença.
E algo me chamou a atenção. Muitos, ao saírem do hospital, acompanhados de familiares e equipes médicas, exigem cartazes, muitas vezes improvisados com a frase mais desejada do planeta hoje: “EU VENCI O COVID”.
Estas palavras foram ditas há mais de 2 mil anos pelo Senhor Jesus Cristo quando esteve na terra dos homens. Ele disse no Evangelho de João 16:33 – “Eu venci o mundo”.
Usei esta atitude como inspiração para dar o tema das comemorações do 33º aniversário da Missão Assistencial Paz e Vida de Mogi Mirim. Curiosamente, o verso 33 também foi o tempo do salvador na consumação da sua vitória aqui na terra. Nada mais encorajador do que olharmos para Aquele que, assim como nós, padeceu, sofreu, mas venceu.
Ele disse. “Eu venci o mundo”: isso quer dizer a respeito da sua vitória sobre o sistema, que se opõe à verdade e tenta nos enganar diariamente. “Eu venci o pecado”: seu sacrifício na Cruz foi remidor, para salvar-nos do pecado, Ele que não conheceu o pecado, se fez pecado por nós.
“Eu venci a morte”: é do conhecimento de todos e também é a base da fé cristã, a ressurreição do Senhor Jesus Cristo ao 3º dia. A morte hoje tão temida foi vencida, e paira sobre nós a promessa da vida após a morte nas moradas eternas com Deus, se crermos em sua obra por nós. Jo 14:1.
A lista de vitória é enorme, pois as batalhas da vida são muitas. Qual será o seu alvo de vitória? Sim, precisamos vencer a Covid-19 e muitas outras coisas. O medo, ansiedade, depressão, fadiga, solidão, a mágoa, o diabo, a mentira, o engano, fome, desemprego, a demagogia, hipocrisia, corrupção, conflitos, separações…
É possível vencermos estas coisas? Sim! É só seguir a receita daquele que já venceu e disse: Tende Bom Ânimo! O Ânimo é o elemento inicial e principal para nossa vitória. Sem ele seremos meros sonhadores infelizes caídos e vendo outros caírem na batalha a nossa volta. O Bom Ânimo te levará ao topo do mais alto monte e ao fim das mais violentas tempestades, e cruel escuridão.
Era comum Jesus falar às pessoas à sua volta, “filho/filha” tem bom ânimo. Alimente seu ânimo com boas notícias, esperança, fé e prepare-se para ser um vencedor(a). Lembre-se sempre destas palavras de Jesus. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci”.
Abraços vencedor.