Lá em setembro do ano passado, a Tesla revelou a nova variante Plaid do Model S. Sem profundas mudanças estéticas desde que foi lançado em 2009, o sedã elétrico chamou atenção pelos números: mais de 1.000 cv, 832 km de autonomia e 0 a 100 km/h em 1,99 segundo. Porém, agora a marca de Elon Musk mostra o interior do carro. E ele é mais surpreendente que os números da ficha técnica.
A começar pelo formato nada ortodoxo do volante. Inspirado no conceito do novo Roadster – e também pela picape Cybertruck –, a peça tem poucos botões e apenas a metade do aro (o que abre um belo campo de visão do painel de instrumentos digital). O desenho lembra carros protótipos de carro de corrida ou até mesmo o manche de avião.
Já a tradicional e gigante tela de 17 polegadas da central multimídia – com resolução de 2.200 x 1.300 pixels – troca divertida da posição vertical pela convencional horizontal com aspecto mais limpo na moldura. Logo abaixo, há um sistema de carregamento wireless capaz de suportar dois aparelhos ao mesmo tempo.
No quesito mecânico, o novo Tesla Model S é vendido na configuração de entrada com dois motores elétricos e cerca de 660 km de autonomia – parte de US$ 73 mil. Já as versões intermediária e topo de linha – Plaid e Plaid+) – carregam três motores, ultrapassam os 1.000 cv de potência, alcançam 320 km/h e vão de 0 a 100 km/h em 1,99 segundo – o Model S Performance anteriormente precisava de 2,5 s. O Porsche Taycan Turbo S, por exemplo, precisa de 2,8 s para cumprir a mesma prova. E o Bugatti Chiron, de 1.500 cv, 2,3 s…
A diferença está no alcance – e no preço. A Plaid (US$ 113 mil) percorre 624 km com uma carga e a Plaid+ (US$ 133 mil) consegue rodar impressionantes 832 km(!), segundo a companhia norte-americana. Se o pé for leve, dá para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro (e voltar!) sem precisar carregar.
Enquanto as duas primeiras opções têm entregas previstas já para o mês de março nos Estados Unidos, o Model S Plaid+ está programado para chegar apenas no final do ano. O SUV da Tesla também foi atualizado com o novo interior e os upgrades mecânicos. Porém, o Model X é vendido apenas na versão de entrada e na Plaid (com três motores) – a Plaid+ não está disponível. O topo de linha parte de US$ 113 mil, vai de 0 a 100 km/h em 2,5 s, tem autonomia de 544 km e chega a 260 km/h de velocidade máxima.