Meta colocada, meta cumprida! Tomas Coradi Lino representou a Academia Free Play Sports na principal competição nacional do segundo semestre. O Troféu José Finkel – Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação foi realizado de 13 a 17 de setembro no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife (PE).
Por lá estiveram os principais nadadores do país, até porque, a competição também foi a única seletiva nacional para o Campeonato Mundial de Natação, que será em dezembro, em Melbourne, na Austrália. Em meio aos tubarões, o atleta da equipe mogimiriana retornou com uma meta cumprida. Ou melhor, mais do que uma.
A principal delas foi alcançar uma Final B. Ou seja, chegar entre os 16 melhores nadadores do Brasil. E o objetivo foi alcançado por Tomas nos 50 metros nado costas, uma de suas especialidades.
Na quinta-feira, 15, o competidor caiu nas águas do Santos Dumont e fechou na 15ª posição a eliminatória. Mais do que garantir, assim, a presença na Final B, nadou para o melhor tempo da vida na prova, já que tinha balizamento de 25seg50 e fechou em 25seg22.
Foi ainda o 15º entre os 39 competidores que concluíram a disputa. À tarde, na decisão, fez 25seg36 e, mesmo com a marca superior à registrada pela manhã, ganhou uma posição e terminou a Final B como o 14º melhor nadador do país nos 50 costas.
“Baixar o tempo é sempre uma sensação incrível, quer dizer que você está na sua melhor forma até o momento. Essa foi a sensação, mas sempre tem espaço para melhorar e esse é o foco. Participar de competições como essa, com um nível muito forte, nos dá muita vontade de continuar treinando para ir subindo cada vez mais no ranking dos melhores. Sempre um passo de cada vez. Ano passado 16° e nesse 14°. Agora é ver o que o Ricardo vai preparar para continuarmos crescendo”, resumiu Tomas.
No dia seguinte, sábado, 16, nadou os 100 metros costas e, mais uma vez, foi para o melhor tempo da vida. Fechou em 56seg92, baixando a marca de balizamento, que era de 57seg06. Tomas foi o 28º melhor nas eliminatórias entre os 36 que concluíram a disputa. O nadador mogimiriano ainda foi o 37º melhor nas eliminatórias dos 100 medley em um total de 83 nadadores que terminaram a prova. Fechou a disputa com 58seg cravados.
“O nível foi muito alto em Recife. Não só estavam os melhores, eles estavam sedentos por melhores tempos, por vitória, por índice para o Mundial. E tudo isso em um novo ambiente, já que foi o primeiro Finkel fora do Sudeste. Então foi uma experiência muito legal e ficamos felizes pelo desempenho do Tomas no Brasileiro”, frisou Ricardo Antonio Martiniano, coordenador técnico da equipe e que acompanhou o atleta durante a competição em Pernambuco.
O trabalho da Free Play é desenvolvido com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, através da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder, Sucos Alvorada e VSwim e apoio do Laboratório 22 de Outubro, Clínica Vitallis e Macaúbas Eco Restaurante.