sábado, novembro 30, 2024
INICIALVariedadesTontura, desequilíbrio e zumbido podem ser sintomas de doenças mais sérias 

Tontura, desequilíbrio e zumbido podem ser sintomas de doenças mais sérias 

Tontura, desequilíbrio e a vertigem trazem a sensação de que a pessoa e/ou o ambiente estão girando. Além disso, são enfermidades extremamente comuns e acarretam grande impacto sócio-econômico. As causas podem ser as mais diversas, desde doenças próprias do labirinto, enfermidades do sistema nervoso central, problemas metabólicos, efeitos colaterais de medicações e uma série de outras causas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), esse mal atinge 30% da população mundial.

Muitas pessoas convivem com essas tonturas e não se questionam se isso pode ser sintoma de algo mais sério ou se é necessária uma ida ao médico. Segundo o doutor Thiago Zago, o momento certo para buscar auxílio médico é quando as tonturas se tornam frequentes e impactam a vida do paciente.

“Devido ao grande número de patologias que podem causar a tontura, seu diagnóstico não é tão simples. O especialista analisa os sintomas, pede exames físicos e complementares específicos ao caso do paciente”, detalha o otorrinolaringologista. O médico ainda explica que, em diversos casos, a tontura pode vir acompanhada de zumbido e que isso pode indicar que seja uma doença própria do labirinto, como a síndrome de Meniére, por exemplo.

Essa doença é uma patologia crônica que causa aumento na pressão dos líquidos internos do ouvido interno e pode ser uma das causas da “labirintite”, termo popular e genérico que é usado para definir uma série de doenças manifestadas com tontura e zumbido. O zumbido possui grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, e pode afetar até mesmo seu trabalho e cotidiano.

“Pode causar até mesmo problemas como depressão e ansiedade, além de diminuição do sono e perda na capacidade de concentração”, complementa o médico. O tratamento evoluiu muito nos últimos anos e pode envolver, entre outros, medicação, terapia cognitivo comportamental, acupuntura e estimulação transmagnética do nervo auditivo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments