sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosTorrefações de café em Mogi Mirim – N°731

Torrefações de café em Mogi Mirim – N°731

Quem não aprecia um bom cafezinho quentinho e tirado na hora, espalhando aquele aroma inebriante pelo ar e aguçando nosso paladar, com fumarolas saindo da xícara ou do copo? Não há quem resista a essa bebida tradicional do povo brasileiro e com sabor incomparável.

Em Mogi Mirim, duas torrefações de café marcaram época: “Café Coppo” e “Café Sanchez”. A primeira localizava-se na Praça Rui Barbosa e foi fundada pelo comerciante Antonio Coppo. Depois, transferiu-se para o Distrito Industrial I.

A “Torrefação de Café São José”, de João Guardia Sanchez, localizava-se inicialmente na Rua José Bonifácio e embalava o “Café Sanchez”. Pairava no ar o doce aroma do café quando era torrado nessas duas empresas e que espalhavam pela Praça Rui Barbosa o suave e doce odor da rubiácea.

Lembrei-me de um fato curioso e ocorrido quando eu trabalhava na Monroe. Mr. Banks, diretor daquela fábrica de amortecedores em Mogi Mirim, certa vez incumbiu-me de adquirir 20 pacotes de 250 gramas de café para levar aos seus amigos dos Estados Unidos. Recomendou-me:

“Mas precisa ser daquele café de aroma irresistível, que sinto quando passo pela Praça Rui Barbosa”. Comprei os pacotes, mas desconfio que, até chegar aos Estados Unidos, o aroma não tenha chegado tão forte…

Reunião festiva do Foto-Cine Clube de Mogi Mirim. Da esquerda para a direita, Salomão Mansur (Felipe), Nelson Patelli Filho, José Vaz de Camargo, Geraldo Pinheiro e Humberto Quito, uma senhora não identificada, Arthur de Azevedo, Nalzir Correia, Manoela Citrângulo e o advogado Bueno Monteiro. Foto de 1953.

 

Túnel do TEMPO
17/07/1938 – O Mogi Mirim Esporte Clube criou, nessa data, um departamento destinado a divulgar o noticiário do clube, para a imprensa e população em geral – o Departamento de Propaganda e Imprensa. A ideia partiu do presidente do Mogi, Dr. Nelson Mendes Brioso.

Preceitos Bíblicos
“Ouve, ó Deus, a minha voz na minha oração. Guarda a minha vida dos perigos adversários e inimigos. Esconde-me do secreto conselho dos maus e do tumulto dos que praticam iniquidades”. (Salmo 64, 1-2).

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banco do Porta – Av. 9 de abril

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments