A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira um recall de 1,75 milhão de carros em todo o mundo por problemas no sistema de freios e na injeção de gasolina. Os modelos Crown, Lexus e Noah estão entre os afetados. A empresa afirmou que não foram registrados acidentes ou feridos até o momento, mas os problemas podem provocar uma degradação progressiva do desempenho dos freios e aumentar o risco de incêndio.
Este é o quarto anúncio de recall da Toyota em 2014. A montadora passou por um período muito difícil entre 2009 e 2010, sobretudo nos Estados Unidos, por falhas nos pedais de aceleração ou sistemas de freio defeituosos.
A Toyota vai substituir uma peça do “cilindro principal de freio” em 802.000 veículos, fabricados entre 2007 e 2012, sendo 704 mil no Japão e 94 mil na China. Além disso, 759 mil automóveis fabricados entre 2005 e 2010 também foram convocados para o recall, mais da metade deles nos Estados Unidos e 244 mil no Japão.
A decisão da Toyota eleva a quase 11 milhões o número total de veículos convocados para recall nos últimos meses por diversos problemas técnicos.
Depois da crise sem precedentes vinculada ao recall nos Estados Unidos (12 milhões de automóveis afetados), a Toyota se tornou muito prudente e anuncia regularmente convocações para reparos, mesmo quando são problemas que não colocam em risco a segurança do veículo.