Começou no sábado em Mogi Mirim, a exposição de artes chamada Transformação, dos artistas plásticos Moisés e Lena Celegatti. O trabalho dos artistas, com produções em madeira de demolição e galhos de plantas agregada a outros materiais, estará exposto no showroom do espaço Bela Flor Móveis Rústicos, até o dia 24 deste mês. A entrada é gratuita e quem quiser também pode aproveitar para adquirir suas peças prediletas, que além de expostas, estarão à venda. Os trabalhos em madeira geraram esculturas, como casas, vilarejos, animais, cenas, objetos diversos, etc.
“Trabalhar com madeira tem um peso todo especial, a madeira possui personalidade. Minha casa é toda mobiliada com madeira de demolição. Este tipo de mobília encanta aos olhos e estimula a criatividade, elas guardam uma história interessante. A madeira tem memória. Estou interferindo o mínimo possível para preservar o máximo desta memória”, explicou Moisés.
Além de fazer uso da madeira de demolição, Moisés disse que a dupla também outros materiais para compor suas peças, que ele chama de Eco Esculturas da linha Wood Memory. “Uso sobras de madeiras de demolição e ferro, na maioria pregos, porcas e parafusos e outros marcados pelo tempo, que estavam nas madeiras e foram descartados na produção. Uso também sementes secas e, principalmente, sementes do jequitibá, tudo deixado pela natureza”, ressaltou.
O resultado, segundo Moisés, são peças novas, mas que mesclam elementos antigos. “Olhando cada peça depois de pronta é possível ver elementos antigos, mas não velhos. Alguns chamam de vintage, que é um estilo de vida que remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950, 1960, e que tem sido aplicado em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas. Utilizado para algo clássico e antigo, mas de excelente qualidade”, finalizou.