Desde segunda-feira, o trânsito da região central está diferente, por conta de uma mudança promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Um pequeno trecho da Rua do Tucura, ao lado do Colégio Imaculada, teve a mão de direção alterada, o que provocou diversas reclamações.
A partir de agora, os motoristas que trafegarem pela Rua José Bonifácio não poderão mais fazer a conversão à esquerda, sentido Rua do Tucura. O trecho era de mão dupla e agora possui mão única para quem vem da Avenida Brasil, obedecendo o sentido bairro-centro.
A solução será seguir até a Praça Lions, nas proximidades da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves para acessar a Avenida Brasil e finalmente a rua na zona Norte. Outra opção é seguir pela Rua Joaquim Firmino, até chegar às avenidas Santo Antônio e Brasil.
O trecho da rua ao lado da Praça Francisco Alves foi bloqueado logo no primeiro dia da semana e a sinalização horizontal e vertical, como a pintura do solo e colocação de placas, foram feitas. Anteriormente, a secretaria havia instalado semáforos no local, para priorizar os pedestres e diminuir os constantes acidentes na área. Pelo menos um dos equipamentos terá de ser retirado.
A estratégia não deu certo, já que um grande congestionamento de carros se formou, contribuindo para o risco de acidentes. “Foram realizados alguns testes, no intuito de diminuir o tempo do semáforo, a fim de não causar congestionamento nos horários de pico. Sexta-feira, ele foi ligado em definitivo”, informou a Prefeitura.
Rua Humaitá também terá mudanças
Na próxima semana, um trecho da Rua Humaitá também sofrerá mudanças e a Avenida 22 de Outubro poderá ser acessada pelos motoristas que trafegam pela Avenida Brasil, no bairro Santa Cruz, sentido bairro-centro. Um semáforo foi instalado na semana passada na Avenida 22 de Outubro.
A Secretaria de Mobilidade Urbana confirmou a mudança e informou que a alteração terá início na próxima semana. Um semáforo já havia sido instalado ao lado de uma concessionária de veículos, defronte à Avenida Brasil, mas ainda não foi ligado.
“Com a instalação do foco na Rua Humaitá, o semáforo foi ligado para testes e definição dos tempos de ciclo. Sendo o resultado satisfatório foi encomendado um novo foco para ser instalado na Avenida 22 de Outubro, sentido bairro, pois será permitida esta conversão assim que o semáforo for ligado na próxima semana”, concluiu a nota.