A partir das 5h de segunda-feira, 20, a Rua Padre Roque passará a funcionar em mão dupla.
Sob a coordenação da Secretaria de Mobilidade Urbana, a alteração viária atende a uma antiga reivindicação de usuários e comerciantes da região. Com isso, o objetivo da medida é melhorar o fluxo e ampliar o movimento de veículos, facilitando o acesso de consumidores ao comércio local.
De acordo com a equipe técnica, a via já está sinalizada – contém demarcações no solo e placas instaladas – bem como a marcação de faixa contínua, o que proíbe a ultrapassagem de veículos no trajeto.
Na prática, a alteração acontecerá entre as ruas 13 de Maio e Sergipe.
Desta maneira, a Padre Roque terá mão dupla de direção do cruzamento com a Rua 13 de Maio até a rotatória de acesso à Rodovia SP-147. Atualmente, da Rua Sergipe à rotatória de acesso à SP-147 o sentido de direção já é mão dupla.
Em todo o trecho, a velocidade foi reduzida a 50 Km/h.
Já as vagas de estacionamento foram redistribuídas para a criação de retornos, facilitando o tráfego e garantindo segurança ao condutor. Também foram instalados bolsões de carga e descarga, objetivando a entrega rápida de produtos aos comerciantes locais.
O projeto de duplicação elaborado pela Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana tinha previsão de início dos serviços para a segunda quinzena de novembro e a conclusão em até duas semanas após o começo dos trabalhos.
Cruzamento
Para agilizar o fluxo viário, técnicos da Secretaria de Mobilidade realizaram alterações em ruas que fazem ligação com a Padre Roque:
– Rua Ederaldo Queiroz Teles
Os motoristas que trafegam nesta via, sentido Rua Padre Roque, deverão, obrigatoriamente, fazer conversão para a direita. Já os condutores que dirigem pela Rua Padre Roque estão proibidos de cortarem a faixa contínua para acessar essa via.
– Rua Rubens Marcondes
Deixará de ser mão dupla e terá direção única no sentido da Rua Ministro Cunha Canto para a Rua Padre Roque.
– Rua Manoel da Costa Manso
Apenas no primeiro quarteirão, ao sair da Rua Padre Roque, terá direção única, sentido bairro.
Estacionamento
– Rua Olavo Bilac
Nesta via passará a ter restrição de estacionamento.
Confluência
Na via haverá dois pontos de “confluência à esquerda”. Ou seja, isso permitirá que o condutor possa acessar vias à esquerda da faixa de rolamento que ele estiver trafegando – nesse caso, no sentido bairro-centro. As vias que permitirão o acesso à Avenida Saúde serão a Rua Amazonas e a Rua Laura Albani de Barros. (Da Redação)