A “quinta dos problemas” no transporte público não passou batida aos olhos da Administração Municipal. Ciente de que o dia acabou tomado pela frustração ao invés da satisfação por parte do usuário do ônibus circular, a Prefeitura se mostrou atenta, mas ao mesmo tempo tranquila diante de toda a situação. Durante a manhã e tarde de quinta-feira, tanto o secretário de Transporte, Trânsito e Serviços José Paulo da Silva, o gerente operacional da Viação Fênix, Sandro Souza, e demais funcionários da empresa acompanharam o corre-corre e a falta de informação dos usuários em diversos pontos da cidade, sobretudo no Centro, entre a Rua Coronel João Leite e o Jardim Velho.
José Paulo colocou panos quentes e disse que o período de quinta-feira até amanhã serve justamente para testar o sistema de integração, reparar falhas e corrigir os erros por todo o município. “Esse transtorno a gente aguardava, apareceram justamente para serem sanados. É na verdade um teste, hoje (quinta-feira), amanhã (ontem), no final de semana”, alegou, para depois sair em defesa tanto da Prefeitura como da Fênix no que diz respeito às informações sobre mudança de rotas, do número das linhas e do sistema de uma maneira geral.
“Foi divulgado, a Fênix divulgou, todos os ônibus têm informativo, existe o jornal informativo (distribuído pelas ruas), a imprensa. Tudo isso foi pensado”, justificou.

Tanto na quinta-feira como ontem diversos usuários do transporte público se questionavam sobre quais os benefícios o sistema de integração traria para a cidade. A indagação era sobre haver a necessidade de se dirigir das zonas Norte ou Sul em direção ao Centro, ter que descer, esperar e tomar outra condução antes de chegar ao destino, em regiões como a zona Leste, por exemplo. A queixa era que anteriormente os ônibus iriam direto, o que foi rebatido pelo secretário.
“Qual o benefício? Atender toda a população, porque não tinha linha que circulava a cidade toda, agora vai ter. Antes não tinha ônibus que saia do Maria Beatriz e ia até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com a pessoa pagando uma única passagem. A pessoa vai pagar uma passagem só, mas tem que descer no Centro e tomar outro. Com a integração, isso vai acontecer. Lógico que a pessoa não vai no mesmo ônibus, por isso a integração”, atestou.
“Eles (passageiros) vão ganhar com isso, é questão de adaptar. Realmente, mudou o número de linhas justamente para não ter confusão. As linhas de 1 a 19 agora são de 20 a 33 justamente para evitar confusão”, completou.
Explicações
O secretário disse ainda que os atrasos nos horários dos ônibus, outra insatisfação dos passageiros nos últimos dias, se deram por conta do início da operação. “A Fênix calculou tudo isso. É que hoje (quinta-feira) foi o primeiro dia. Vai haver atraso, o motorista perde tempo para dar explicações, isso faz parte do todo. A Fênix tomou esses cuidados, estudou tudo isso. Tudo será sanado”, prometeu.

Passageiros devem procurar escritório para serem ressarcidos
José Paulo cravou ainda que os usuários que não foram contemplados com o bilhete único e tiveram que pagar duas passagens poderão ser ressarcidos pela Fênix. Para isso, basta os passageiros se dirigirem ao escritório da Viação, localizado na Rua Padre José, 286, ao lado da Drogaria Danieli, na parte alta do Jardim Velho e explicar o problema.
Conforme dito pela Prefeitura na última semana, a Fênix conta com um moderno sistema de análise e identificação dos usuários. “É só procurar o escritório da Fênix que serão ressarcidas. A empresa hoje detém um sistema super-avançado, monitorado via satélite, então identifica de todos os ônibus como se fosse um extrato bancário, mostra os passageiros que entraram no ônibus e se houve uma cobrança indevida”, garantiu.