sexta-feira, abril 11, 2025
INICIALColunistasTreinar gripado vale a pena? Ou é preferível aguardar?

Treinar gripado vale a pena? Ou é preferível aguardar?

Mesmo com a melhora na umidade relativa do ar que tivemos nos últimos dias, devido à bendita chuva que resolveu aparecer, ainda estamos na estação do inverno, que é a mais problemática em relação à qualidade do ar na região em que vivemos. Em tal período estamos mais suscetíveis às doenças respiratórias e virais.
A gripe se encaixa nestes quesitos, pois é uma doença causada pelo vírus influenza que afeta o trato respiratório (pulmões, nariz e garganta). Dentre os sintomas se destacam febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e prostração. De acordo com parecer do Hospital Israelita Albert Einstein, a principal forma de tratar a gripe é com ingestão de líquidos, pois estes permitem que o corpo combata a infecção por conta própria, em somatório com repouso.
Nesta semana, uma aluna que reside no Pará, e para quem presto consultoria à distância, me questionou se deveria seguir a rotina de treinos mesmo estando gripada. Basta ler o parágrafo anterior para saber que a resposta foi que deveria repousar ao invés de treinar, sendo que ainda orientei para que retornasse aos treinos com moderação ao invés de já voltar no ritmo em que estava habituada.
Esta foi minha resposta devido ao fato dela treinar com intensidade elevada, e tal tipo de treino pode gerar queda na imunidade e dificuldade na recuperação. Ou seja, poderia agravar ou retardar a evolução do estado de saúde dela.
Mas, e quem treina com pouca intensidade e/ou com fins terapêuticos? Neste caso, se exercitar não ajudará a recuperação, e dependendo pode agravar o surto gripal, através da disseminação do vírus que tende a ocorrer toda vez que a pessoa portadora sai de casa, em especial se frequentar um ambiente fechado, no qual se compartilha os equipamentos, como é o caso da academia.
Sendo assim, fica evidente que o melhor a ser feito é seguir os conselhos de nossos avós e manter o repouso e a hidratação em dia. Treinar gripado não vale a pena e correr riscos pode vir a retardar a recuperação e transmitir o vírus para o próximo.

 

Luís Otavio Bueno de Toledo

E-mail: [email protected]
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments