sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasTreine o seu equilíbrio e propriocepção

Treine o seu equilíbrio e propriocepção

É interessante notar que a palavra equilíbrio pode ser utilizada para designar uma série de coisas, mas costumo fazer uso deste termo para algo que nos remete ao centro, distinto do extremo. Isso vale para a estabilidade mental e emocional, para a distribuição do seu tempo, forma como reage a alguma situação…
Hoje, quero abordar o treino que melhora a capacidade de estar equilibrado, seja sobre uma superfície instável, de olhos fechados, em terra firme, etc. Este tipo de treino é comumente conhecido por propriocepção na área de educação física, cujo significado remete a algo maior: capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo ou de parte específica deste em relação às demais, como a amplitude em que se encontra determinado membro, tal qual a força exercida pela musculatura em determinadas situações e posições.
Controle e consciência corporais são indispensáveis para desenvolver uma boa e saudável relação com nosso aparelho locomotor, pois diversos problemas articulares, musculares e posturais podem ser evitados com pequenas ações de fácil aplicabilidade. Além disso, com o avançar do calendário se faz mais pertinente treinar equilíbrio, pois é natural que ocorra declínio dessa característica em idosos, o que explica, em parte, o aumento do número de quedas nessa faixa etária.
Faço um parêntese para apresentar um curioso fato da natureza humana: o início e o término da vida costumam ser períodos no qual temos essa característica reduzida em relação ao meio, ou seja, nos extremos há pouco equilíbrio.
Diversos protocolos de reabilitação, fortalecimento e melhora das articulações passam por treinos proprioceptivos, seja para esportistas ou sedentários. Quando tais treinos são associados aos de fortalecimento muscular, se tem uma fórmula de sucesso para viver a terceira idade com qualidade.
Deixo aqui um recado para os leitores que têm 50 anos ou mais: os anos estão passando, a probabilidade de você adoecer devido a uma queda aumenta vertiginosamente, treine equilíbrio e faça fortalecimento muscular. Sua saúde agradecerá, tal qual a qualidade de vida.

 

Luís Otavio Bueno de Toledo

E-mail: [email protected]
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments