O acidente envolvendo duas composições férreas, que ocorreu na tarde de sábado, no bairro Taguá II, em Estiva Gerbi-SP, será investigado. Os dois trens, que seguiam em sentido opostos, colidiram frontalmente. Os maquinistas não tiveram ferimentos graves, mas estavam em estado de choque. Um deles chegou a comentar com os guardas que nunca havia se envolvido em um acidente dessa proporção. Por precaução, os funcionários foram encaminhados pela empresa para atendimento médico e já foram liberados.
Com o choque, os vagões descarrilaram e a carga de soja ficou espalhada pelo chão. Por meio de nota, a VLI Logística, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica, informou que a circulação de trens em Estiva Gerbi foi restabelecida na madrugada de domingo, contudo equipes da empresa permanecem ainda no local realizando outros trabalhos.
As composições férreas tinham 76 vagões e duas locomotivas cada uma. Uma delas estava vazia e seguia de Santos para Araguari-MG, a outra estava carregada de soja e ia de Uberaba-MG para o porto santista. O impacto provocou o descarrilamento de dois vagões e o tombamento de outros seis. No local, há um recuo para que uma composição aguarde a outra passar e continue pelo mesmo trilho.
A suspeita é de que o acidente tenha sido premeditado, uma vez que a chave que modifica os trilhos para evitar a colisão havia sido alterada. Com a inversão da chave do trilho, não houve o desvio e os vagões foram levados ao mesmo trilho. A empresa não quis comentar sobre essa hipótese e disse que as causas do acidente estão sendo apuradas por uma comissão de técnicos.
A VLI ainda confirmou que houve vazamento de óleo lubrificante de uma das locomotivas, que foi completamente contido com a chegada da equipe. “O produto não atingiu curso d’água e seu recolhimento já foi realizado”, afirmou. (Com informações de Karina de Araujo da Gazeta Guaçuana)