quarta-feira, setembro 18, 2024
INICIAL☆ DestaqueTrês terminais de ônibus são previstos: no Centro e nas zonas Leste...

Três terminais de ônibus são previstos: no Centro e nas zonas Leste e Norte

Está sob apreciação da Câmara Municipal um projeto que estabelece as diretrizes da Política de Mobilidade Urbana em Mogi Mirim. O PlanMob, como é chamado, traz algumas propostas que incentivariam o uso de transporte público e de transporte cicloviário. Além disso, o projeto cita a construção de, pelo menos, três terminais urbanos de ônibus para a região central e nas zonas Norte e Leste.
O programa de implementação do Plano de Mobilidade traça estratégias para o período de 2019 a 2034 e propõe a priorização dos serviços de transporte coletivo sobre o transporte individual motorizado, a integração da rede de transporte público coletivo, o estímulo para o uso do transporte cicloviário, além de “promover a revisão da legislação municipal no tocante à política tarifária do sistema de transporte público coletivo, com o objetivo de garantir a ampliação do número de usuários, a modicidade tarifária e equidade no acesso aos serviços”. Mecanismos do tipo “bilhete único” também são previstos.
Todos os pontos de ônibus ganhariam sistema de iluminação, e itens informativos sobre horários, frequência, números das linhas e padronização dos abrigos. Isso seria implantado de forma gradativa, em todas as paradas, segundo o documento. Ampliar calçadas, em áreas de intensa circulação de pedestres, também está no plano.
O tráfego de caminhões seria disciplinado, a fim de evitar problemas nas vias urbanas, e itens de acessibilidade, como semáforos sonoros nos principais cruzamentos da cidade, seriam instalados. O acompanhamento do PlanMob de Mogi Mirim ficaria a cargo do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

Transporte público
Ampliar a frota e a oferta de viagens e itinerários, como forma de melhorar a qualidade dos serviços de transporte público e aumentar sua utilização pela população, aparece como uma das metas do Plano de Mobilidade. A área central também deverá receber atenção especial, caso o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal.
Além de um terminal de ônibus urbano na área central, existiriam corredores prioritários de circulação do transporte público coletivo, com tratamento na infraestrutura e sinalização de regulamentação.
O projeto está nas comissões do Poder Legislativo e, em breve, deverá ser colocado para leitura e votação dos vereadores.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments