No dia 31 de dezembro de 2007 fui gentilmente convidado pelos amigos, diretores e fundadores do jornal O POPULAR, Valter Abrucez e Geraldo Bertanha (Gebê), para escrever uma coluna semanal nesse periódico.
Aceitei o gentil convite e no dia 5 de janeiro de 2008 iniciei esta página, tendo como principal conteúdo a história de Mogi Mirim e região. Com o artigo de hoje, completo 718, sempre procurando abordar assuntos de interesse e que procurem atender meus estimados leitores.
Em minha faina jornalística procuro seguir o lema de Monteiro Lobato: “O escritor não pode ser egoísta e deve ter como principal objetivo o desejo do leitor, procurando agradá-lo ao máximo, com temas, redações e estilo populares. Deve aparecer menos para si e muito mais pelo leitor”.
Não sei se estou conseguindo essa proeza, mas pelo menos procuro me esforçar para tanto, mesclando leveza nos assuntos, com curiosidades, fotos interessantes, histórias do quotidiano e da cidade. Minha base são os conhecimentos obtidos com a vivência nesta minha cidade natal, além de constantes pesquisas e estudos em documentação inabalável e fidedigna representada por centenas de fontes.
Ao terminar o 13º ano de minhas publicações neste jornal, será com muita satisfação que prosseguirei a série de artigos com mais assuntos inéditos e mostrando uma face até então desconhecida de nossa gente e de nossa terra, a querida Mogi Mirim.
Tenho em mente escrever neste ano de 2022, artigos sobre o povo e a cidade, personagens famosos, fatos baseados nas atas da Câmara Municipal, acontecimentos esportivos, a série Amigos eu Vi!, curiosidades sobre a cidade e o povo, histórico dos antigos distritos do município de Mogi Mirim e muitos outros assuntos.
Nesta oportunidade agradeço aos meus estimados leitores pela paciência e colaboração no envio de fotos antigas, sugestões para matérias e o grande apoio que tenho recebido nos últimos 13 anos de jornalismo, na “Memorial” e nos livros que escrevi: “Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas”, “A escravidão e o abolicionismo Regional”, “Memórias Mogimirianas”, volumes 1, 2, 3. A todos, amigos, leitores e colegas, almejo um novo ano repleto de sucessos, felicidades e realizações!!!
Preceitos Bíblicos
“Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus. O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus e, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de cristo. Se realmente sofremos com Ele, é para sermos também glorificados com Ele”.
Mensagem aos meus leitores
18/04/1831 – Ao receber a notícia da abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, o menino Pedro, a Câmara Municipal de Mogi Mirim anunciou à população a seguinte mensagem: “A forma de governo é a mesma que até agora expressa a Constituição que nos rege. Nenhuma alteração existe no expediente dos negócios políticos. Viva o Brasil! Viva a cordialidade!
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos
Pontos de venda em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
Por Nelson Patelli Filho – Escritor e historiador
Não é povo aquele que não cultua e venera suas glórias, suas personalidades, suas mais caras tradições” (Juvenal Sayon)