Aconteceu na terça-feira, 17, a abertura dos Jogos Escolares de Mogi Mirim (Jemm). O Ginásio de Esportes Wilson Fernandes de Barros, o Tucurão, foi o espaço da cerimônia oficial, que contou com autoridades, organizadores e mais de 600 alunos das 21 escolas inscritas na competição. Após disputas similares envolvendo instituições de ensino da cidade, esta é a primeira versão neste formato e com o nome de Jemm.
As escolas participantes fazem parte das redes municipais, estaduais e particulares e os alunos foram divididos nas categorias Infantil, Mirim, Pré-Mirim e Fraldinha. Além do Tucurão, o Ginásio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Arthur de Azevedo também receberá as disputas das modalidades. Na categoria Infantil, os competidores buscarão uma medalha no atletismo (100 metros livres, salto e revezamento 4×100), basquete, dama, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
A Mirim repete as categorias da Mirim, com o acréscimo da queimada, mesma situação da Pré-Mirim, mas com exceção do vôlei. Já as modalidades da categoria Fraldinha serão o atletismo (50 metros livres, salto e arremesso de pelota), dama, futsal, queimada e xadrez. Em relação às faixas etárias, os alunos nascidos entre 2002 e 2004 integram a Infantil; os nascidos entre 2005 e 2006 a Mirim; os nascidos entre 2007 e 2008 a Pré-Mirim e os nascidos entre 2008 e 2010, a Fraldinha. Esta última terá jogos em novembro e elevará o número de total de participantes para cerca de mil alunos.
O Jemm terá a participação da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves, além das instituições privadas, COC Conectado, Educar, Delta Nobre, Imaculada Conceição e Objetivo. As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) inscritas são Altair Rosa Corsi Costa, Cleusa Marilene Vieira de Mello, Francisco Piccolomini, Humberto Brasi e Jorge Bertolaso Stella. Na rede estadual, dez instituições estão confirmadas: as escolas Altair de Fátima Furigo Polettini, Aristides Gurjão, Coronel Venâncio, Jardim Planalto, Professor Ernani Calbucci, Monsenhor Nora, Oscar Rodrigues Alves, José Peres Marques, São Judas Tadeu e Valério Strang.