O título da Série Ouro da Copa Carlos Corrêa de Futebol Amador – Mogi Mirim 2022, que equivale à divisão principal, será decidido entre Tucurense e Santa Luzia. Os dois times da Zona Norte da cidade chegaram à decisão depois de despacharem Santa Cruz e Novacoop, respectivamente, nas semifinais. A final inédita na história do futebol amador de Mogi Mirim começa neste domingo, 20, às 17h, e terá a partida decisiva no dia 27, às 15h. Os dois jogos acontecem no Estádio Distrital Ângelo Rottoli, o Tucurão.
A Tucurense chegou a mais uma decisão do futebol amador com uma goleada sobre o Santa Cruz no último domingo, 13. Fez 5 a 0 no cruzmaltino jogando no Tucurão. A goleada começou a ser construída aos 25 minutos de jogo, com Douglas. Na etapa final, brilhou o faro de artilheiro do atacante Josias. Ele marcou três vezes: aos 7, aos 11 e aos 43 minutos. Com o hat-trick, Josias chegou a 14 e assumiu a artilharia da competição. Bruno Pelé, que iniciou a rodada como o artilheiro máximo da Série Ouro, marcou o quarto, aos 38 minutos, e atingiu 13 gols, ficando atrás do companheiro de ataque na disputa pela marca de goleador do campeonato.
Como a primeira partida da série semifinal ficou no empate em 1 a 1, a Tucurense se classificou para a sua sexta final consecutiva, uma marco no futebol de Mogi Mirim. Atual pentacampeã, a Veterana vai em busca de um novo recorde: conquistar o primeiro hexacampeonato da história do amador. Se vencer, irá faturar seu 18º título na divisão principal, outro feito histórico na cidade. A equipe chega para a decisão com outra marca de destaque: ainda não perdeu na competição, ou seja, são 14 jogos de invencibilidade.
Para tentar desbancar a hegemonia da Tucurense, o Santa Luzia chegou à final com o status de ter vencido seus dois jogos semifinais contra o Novacoop. No jogo de ida, vitória por 1 a 0 no Tucurão. Na segunda partida, disputada domingo, 13, no campo do Santa Cruz, novo triunfo sobre o adversário, desta vez pelo placar de 3 a 1.
O Santa Luzia abriu o marcador com Humbertinho Brasi logo a um minuto do segundo tempo. Três minutos depois, Klebinho empatou para o Novacoop. Mas, com gols de Xandinho, aos 24, e de Nêgo, nos acréscimos do jogo, o Santa Luzia fez 3 a 1 e garantiu sua classificação para uma decisão de divisão principal depois de oito anos. A última vez foi em 2014, quando ficou com o vice-campeonato, perdendo a decisão para a Vila Dias.
Contra a Tucurense, o Santa Luzia vai tentar quebrar um tabu ainda maior: conquistar o segundo título da elite depois de 36 anos. A primeira e única vez em que a equipe levantou o caneco de campeão foi em 1986.
Vale lembrar que Tucurense e Santa Luzia se enfrentaram na primeira fase da Série Ouro. Pela sexta rodada, no dia 9 de outubro, o confronto disputado no Tucurão, palco das finais, terminou empatado em 1 a 1.