A partir do dia 18, será realizada em Mogi Mirim a 13ª edição do Festival de Teatro, que neste ano terá nove companhias de diversas localidades na disputa, mais uma peça de encerramento que será apresentada na noite de premiação, marcada para 24 de agosto. A primeira peça a se apresentar no Festival de Teatro deste ano será Quadra Doze, da WM’S Cia. de Artes e Dança de Mogi Guaçu, que estreia amanhã no Teatro do Palco Tupec, com entrada a preço popular.
Já a peça que encerra a disputa se chama Ainda Aqui, da Cia. Cerne São João de Meriti, que fica no Rio de Janeiro. Para participar do Festival que, portanto, começa no dia 18, você pode doar um quilo de alimento não perecível em troca do ingresso, porém não é obrigatório. Os espetáculos acontecem no Teatro do Centro Cultural, com horários diferenciados.
Apenas uma companhia de Mogi Mirim se inscreveu para participar e de Mogi Guaçu três grupos irão se apresentar. Monólogo de uma sombra é a peça que concorre por Mogi Mirim, que participa com o Coletivo Independente de Teatro. Por Mogi Guaçu chegam as peças Brasil Nunca Mais, da Ludikos Cia de Teatro, a Quadra Doze, da WM’S Cia de Artes e Dança, e também a Só não levante o meu tapete, do Grupo Tríade Teatral. Cada qual trata de um assunto diferente.
Outras cidades que participam são Rio de Janeiro, conforme já destacado, também Amparo, Atibaia, Santa Barbara D’Oeste e Limeira e Piracicaba.
“Esperamos que o público participe, respire teatro nessa semana, já que tem a oportunidade de prestigiar diversas peças de qualidade e que até vêm de fora para participar do evento”, disse o assessor de gerência da pasta de Cultura e Turismo, Marcos Lemes.
Haverá prêmio em dinheiro para as três melhores peças avaliadas pelo júri, para o espetáculo que for escolhido como melhor pelo público e ainda haverá certificados para algumas categorias. Os nomes dos componentes do júri ainda não foram divulgados.
Inserir a programação em boxe
Para não perder nenhum detalhe, confira a programação:
Segunda-feira, dia 18 de agosto:
19h30
Teatro “Quadra Doze”
WM’S Cia de Artes e Dança – Mogi Guaçu.
45minutos, com classificação livre.
Sinopse: a quadra doze de um cemitério local acaba de receber um novo morador que ouve, observa e recebe as narrativas de seus novos companheiros que incansavelmente todos os dias repetem seus monólogos de vidas, como necessidade mortal de contar as suas historias.
20h45
Teatro “Monólogo de uma Sombra”
Coletivo Independente de Teatro – Mogi Mirim
40 minutos, com classificação livre.
Sinopse: Baseado na encarnação do poema mais sóbrio do poeta e mais obscuro da literatura brasileira, em Augusto dos Anjos.
Terça-feira, dia 19 de agosto:
19h30
Teatro “Brasil Nunca Mais”
Ludikos Cia de Teatro – Mogi Guaçu
40 minutos, classificação 16 anos.
Sinopse: uma história de encontros e reencontros que acontecem em momentos diferentes da história. Objetivo de dois amigos em mudar o país.
20h45
Teatro “Só não Levante o meu Tapete”
Grupo Tríade Teatral – Mogi Guaçu
50 minutos, classificação 16 anos.
Sinopse: na sala de estar de um apartamento de classe média vive Linda, uma mulher que convive com a sua solidão. Atrás da janela seus conflitos são transparentes e seus pensamentos saltam pela boca desenfreadamente!
Quarta-feira, dia 20 de agosto:
20h
Teatro “A vida como ela é”
Grupo Cia Arteatrando – Amparo
70 minutos, classificação 16 anos.
Sinopse: a vida como ela é estrou em 1950 e em pouco tempo era um sucesso popular. Nelson Rodrigues como jornalista falava direto com o público. Com uma literatura sofisticada, fazia tremer suas convicções.
Quinta-feira, dia 21 de agosto:
20h
Teatro “O Mamulengo dos três Vinténs”
Grupo Caravan Maschera – Atibaia.
85 minutos, classificação 16 anos.
Sinopse: A proposta de encenação é a realização da obra de Brecht interpretada na linguagem de teatro de bonecos de Mamulengos brasileiros. Dois atores e quatro mãos em cena reconstroem a estrutura do teatro dialético e épico de Brecht com uma linguagem de teatro popular brasileiro.
Sexta-feira, dia 22 de agosto:
20h
Teatro “Trono sujo de sangue”
Grupo Espaço Núcleo Limeira.
80 minutos, classificação 14 anos.
Sinopse: entre raios e trovões, na névoa, Macbeth trava uma sangrenta batalha em nome do rei Duncan. Vitorioso, chega ao palácio cheio de honras e glórias. Seguido como uma teia trançada por bruxas, profecias começam a se tornar reais. Mas, tudo tem um preço, e Macbeth e sua amada, Lady Macmeth, trilham um caminho de sangue e de dor.
Sábado, dia 23 de agosto:
10h
Teatro “O Broto”
Grupo Di Atus de Teatro – Santa Barbara D’Oeste
80 minutos, classificação 10 anos.
Sinopse: Uma história de um menino chamado José, porém poderia ter qualquer outro nome. Ele e o broto que germina no terreno cênico de nossa concepção. Uma historia de todos os brotos que precisarão sempre de um solo fértil para sua frutificação. A vida é feita de ciclos, assim como a de qualquer ser vivo, e é dentro desse conceito que cantamos nosso espetáculo.
20h
Teatro “Ainda Aqui”
Grupo Cia Cerne – São João de Meriti, Rio de Janeiro.
55 minutos, classificação 16 anos.
Sinopse: Criado a partir do versículo bíblico: “Da mesma boca procedem benção e maldição”, dois atores em cena promovem uma reflexão sobre os papéis representados pela palavra – dita ou ausente – nas experiências humanas, é a partir das entranhas de uma família , desde suas gênese, que a trama se desenvolve.
Domingo, dia 24 de agosto:
20h
Noite de Premiação
Teatro “A Noiva do Defunto”
Grupo Andaime de Teatro Piracicaba.
60 minutos, classificação livre.
Sinopse: Uma comédia portuguesa de domínio público, conta a historia de um homem que e confundido com o seu primo que acaba de morrer e que era noivo de uma jovem encalhada. A confusão esta formada. A encenação é um misto de farsa e melodrama. O espetáculo “A noiva do defunto” é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mogi Mirim/Secretária de Cultura e Turismo e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Oficina Cultural Carlos Gomes de Limeira.