Na manhã desta quinta-feira, 19, uma situação incomum e constrangedora foi registrada no Cemitério Municipal da Saudade de Mogi Mirim. Familiares prestavam as últimas homenagens e se despediam de Maria Aparecida de Oliveira, de 66 anos. Seis pessoas carregaram o caixão e fizeram o procedimento padrão, orientados pelos profissionais do Cemitério, de subir no túmulo para passar o caixão ao coveiro.
Foi neste momento em que as seis pessoas, três de cada lado, caíram no túmulo, após o mesmo ceder. A estrutura de tijolo e barro não resistiu e duas pessoas sofreram ferimentos, como escoriações nas pernas. Mais do que a dor, o constrangimento, em um momento tão difícil. “O que mais machuca é o constrangimento. Eu até tinha visto que a cobertura estava frágil, avisei que poderia acontecer algo, mas, mesmo assim, fomos orientados a seguir”, afirmou Reginaldo Rosa do Nascimento, filho de Maria.
A situação foi acompanhada de perto pela reportagem de O POPULAR, que foi acionada pelos familiares e chegou minutos depois ao local. O administrador do Cemitério Municipal, Luiz Francisco Gobbo já estava no local no momento da chegada da reportagem. Ele lamentou o ocorrido, mas afirmou que situações como estas passam pela responsabilidade da relação da família com o responsável pela construção ou manutenção do túmulo.
“Nós fazemos o alvará e aí é entre a família e o profissional. Acompanhamos apenas se o túmulo é feito da maneira que se deve, no formato de gaveta ou de dente. Mas, não a estrutura em si”, frisou Gobbo. Ele destacou ainda que as famílias tem total liberdade para contratar pedreiros de sua preferência, mesmo com o Cemitério oferecendo profissionais da área. O último sepultamento no jazigo da família ocorreu em 2004, conforme registrado no próprio túmulo. Porém, uma manutenção foi feita posteriormente.
Mais do que tornar pública a situação constrangedora pela qual passaram em um momento tão difícil, os familiares afirmaram que a procura pela reportagem teve como objetivo ajudar para que outras famílias não passem pelo mesmo problema.